Licenciatura em Matemática
O Projeto do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, ora apresentado, resulta do esforço e compromisso de uma equipe de especialistas em educação do IFMA, vinculados ao curso proposto, que empreenderam um longo e profundo processo de discussão e amadurecimento de ideias acerca da formação docente e suas práticas, na intenção de responder aos desafios que são colocados pela sociedade atual, em relação à escolarização dos indivíduos, no nível básico, e em particular os docentes responsáveis por esse nível da educação.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão é uma Instituição de Ensino Superior, conforme Decreto nº 5.225 de 1º de setembro de 2004 vinculado ao Ministério da Educação, que tem por finalidade formar e qualificar profissionais em vários níveis e modalidades de ensino, incluindo-se a habilitação de Professores. Com mais de 90 anos de tradição, tem buscado consolidar-se como um Centro de Referência em Educação Profissional, líder na formação de recursos humanos de alta qualidade, para atender o mundo do trabalho em nosso Estado, na região e no país, em correspondência com as mudanças e inovações científico- tecnológicas que marcam o mundo contemporâneo.
Esses princípios estabelecidos pela LDBEN tiveram maior nível de explicitação quando da sua regulamentação através do Decreto nº 3.276/99, de 06 de dezembro, que dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica; no Parecer nº 9/2001 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, introduzindo mudanças na formação de professores, em especial no que se refere à superação da desarticulação entre a formação de professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e a formação de professores para as séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio.
Alguns avanços têm se observado nas políticas educacionais quanto à formação de professores, porém as estatísticas apresentam índices que evidenciam que a demanda existente ainda não foi, de fato, atendida, principalmente nas áreas da Ciência e Tecnologia.
Temos assistido nas últimas décadas a um intenso movimento de inovações curriculares e de modo acentuado no ensino das Ciências e da Matemática. Os conteúdos passaram a ser organizados da forma mais significativa e diversificada, obedecendo aos princípios de autonomia institucional, vinculados às experiências e ao contexto dos educandos, com a pretensão de desenvolver conceitos e a capacidade de resolver problemas, no diálogo com saberes sociais e com as múltiplas realidades de vida contemporânea, transformando o cotidiano em objeto de investigação e pesquisa.
Resultados de pesquisas feitas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica SAEB, que há alguns anos tem buscado aferir os níveis de desempenho dos alunos no ensino Fundamental e Médio, indicam que a Escola não tem obtido sucesso com sua tarefa de promover as aprendizagens de crianças e jovens.
Por outro lado, os números que são apresentados nas estatísticas oficiais dos órgãos que controlam a formação de professores tanto nacional quanto estadual são, no mínimo, preocupantes, considerando a expansão no ensino fundamental e médio, com toda uma demanda retraída, para um quadro
de professores não habilitados e sem oportunidade de atualização dos estudos na forma da capacitação continuada.
Com a disposição em colaborar com a mudança desse quadro, o IFMA, respaldado na Resolução nº08/01 do CONDIR, através das novas Licenciaturas em Química, Física, Biologia, Matemática e Informática, tem a pretensão de alterar esse quadro.
O Curso de Licenciatura em Matemática apresenta uma proposta curricular inovadora, de vez que busca a integração das diversas áreas do conhecimento, por meio de uma metodologia interdisciplinar e contextualizada, de modo a atender as exigências da vida social e do processo formativo para o magistério.
O presente projeto, responde, portanto, às necessidades de formação e qualificação profissional, de professores para atuarem na educação básica em nosso Estado ou até mesmo para além da nossa região, atendendo às exigências das atuais transformações científicas e tecnológicas, como também as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior.
Como toda proposta em educação, este projeto não se constitui um trabalho acabado, haja vista que sendo a realidade dinâmica e contraditória, novas contribuições poderão ser acrescentadas, no sentido de enriquecê-lo e atualizá-lo permanentemente.
DETALHES DE CURSO
Modalidade: Presencial
Titulo conferido: Licenciado em Matemática
Regime de matrícula: Anual
Forma de ingresso: Sisu, Editais de Transferência e Editais de Portador de Curso Superior
Turno de funcionamento: Noturno
Carga horaria total: 3485 Horas
Tempo de integralização: 4 anos ( 8 semestres)
Número de vagas: 40 vagas
Coordenador: Reginaldo João Assunção Junior
E-mail: [email protected]
Projeto Pedagógico do Curso: Arquivo para download.
Corpo docente: A informar
Matriz curricular: Arquivo para download.
INDICADORES
Ato Autorizativo expedido pelo MEC: A informar
Ato Autorizativo expedido pelo IFMA: A informar
Conceito Preliminar de Curso: A informar
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ( ENADE): A informar
Redes Sociais