Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Cursos > Curso Técnico em Serviços Públicos
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Serviços Públicos

publicado 05/07/2018 16h14 | última modificação 05/08/2019 18h23

APRESENTAÇÃO

Esta proposta compõe o projeto do Curso Técnico em Serviços Públicos, na forma integrada ao ensino médio a ser ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu na versão do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no eixo tecnológico Gestão e Negócios, do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC). Com fundamentação nas bases legais, nos princípios norteadores e níveis de ensino explicitados na LDB nº 9.394/96, bem como, nos Decretos nº 5.154/2004 e nº 5.840/2006, nos referencias curriculares e demais resoluções e decretos que normatizam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no sistema educacional brasileiro.
A cada dia o Setor Público se defronta com novos desafios, que exige flexibilidade na forma de gestão, descentralização de funções, novos desenhos de estruturas e criatividade de seus recursos humanos. Nesse contexto, torna-se imprescindível que a administração pública esteja preparada para enfrentar as mudanças contínuas, com vistas à maior qualidade e produtividade de suas ações.
O PROEJA tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como, o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infraestrutura para oferta dos cursos dentre outros.
Neste contexto, o curso técnico em Serviços Públicos na forma integrada ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) torna-se relevante ao identificarmos uma necessidade por qualificação de profissionais que venham atuar nas áreas operacionais e gerenciais de repartições públicas na esfera municipal, bem como na iniciativa privada, fornecendo subsídios não só à área comercial, mas também nas atividades de relacionamento com o setor público, propiciando e fortalecendo o relacionamento público – privado.

OBJETIVO

Formar técnicos de nível médio para atuar na área administrativa intermediária de apoio à gestão pública, considerando os valores e princípios éticos do serviço público.

PERFIL DOS EGRESSOS

De acordo com o catálogo de cursos técnicos e técnico em Serviços Públicos é o profissional que atua e executa de forma criativa, ética e empreendedora as operações de programas e projetos de políticas públicas. Executa as funções de apoio administrativo. Auxilia no controle dos procedimentos organizacionais. Auxilia na organização dos recursos humanos e materiais. Utiliza ferramentas de informações básicas como suporte às operações. Atuando nas Instituições Públicas, sejam elas nas esferas Federal, Estadual e Municipal, compromissados com os valores e princípios éticos do serviço público, prestando serviços de qualidade.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O profissional Técnico em Serviço Público, pela natureza específica de sua função, atua praticamente em todas as organizações públicas de pequeno e grande porte, em qualquer setor e recebe diretamente o impacto do mercado. Vale ressaltar, que sempre surgem novas oportunidades de inserção no setor e com a criação de novos trabalhos, aparecem profissionais com a possibilidade de oferecer serviços às organizações existentes.

DETALHES DE CURSO

Titulação conferida: Técnico(a) em Serviços Públicos

Forma de oferta: Integrado (PROEJA)

Modalidade de oferta: Presencial

Turno de Funcionamento: Noturno

Carga Horária: 2600h

Forma de ingresso: Processo seletivo e transferência

Tempo mínimo e máximo de Integralização: Mínima: 3 anos e Máxima: 6 anos

Quantidade de vagas: 40

Coordenador: Hosana Maria da Silva Sousa

E-mail da Coordenação do Curso: cctsp.buriticupu@ifma.edu.br

Projeto Pedagógico: Download

Matriz Curricular: Download

 

 

Fim do conteúdo da página