Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Cursos > Curso Técnico em Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Meio Ambiente

publicado 29/05/2018 09h25 | última modificação 19/02/2019 20h26

APRESENTAÇÃO

O debate sobre as questões ambientais vem crescendo de forma acentuada nas últimas décadas. Exemplo disso, é que as empresas, públicas ou privadas, têm buscado organizar as suas atividades produtivas de forma a evitar ou minimizar os diversos impactos ambientais causados no meio ambiente. Neste sentido, o técnico em meio ambiente tem sido um profissional requisitado para atuar nas empresas de diversos arranjos produtivos no intuito de colaborar no planejamento, controle e gestão ambiental procurando colaborar para o desenvolvimento econômico de forma socioambientalmente sustentável.

Nesse cenário, amplia-se a necessidade e a possibilidade de formar profissionalmente os jovens e que estes sejam capazes de refletir eticamente acerca do advento do avanço tecnológico e da exploração dos recursos naturais, mas principalmente oportunizá-los a perceber a concepção do trabalho como produção, criação e realização humanas.

Concatenado no papel de formação profissional o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, vem desempenhando papel singular no município e região e desde 2009, atuando na formação de técnicos em Meio Ambiente com atuação em perspectiva sistêmica e integrada. É importante destacar que desde a implantação deste eixo tecnológico, o Curso de Meio Ambiente do Campus Buriticupu já formou aproximadamente 180 jovens, na forma integrada, encaminhando ao mundo do trabalho e à sociedade, profissionais com postura ética e cidadãos com participação crítica.

O presente projeto de curso tem sua aplicação para os alunos ingressos no curso Técnico em meio ambiente, a partir do ano de 2017 e reflete as alterações do Plano de Curso anterior, aprovado em 2013 pela Resolução CONSUP/IFMA n° 111/2013.

Assim, este documento apresenta as atualizações das bases teóricas, metodológicas e didático-pedagógicas norteadoras para a estrutura do curso técnico em meio ambiente no município de Buriticupu de acordo com o Projeto Político Pedagógico Institucional e da necessidade de profissionais que possam atuar como produtores de sua realidade, apropriando-se dela e transformando-a por meio do conhecimento que pode ser disponibilizado para o desenvolvimento de atividades correlatas em diversas empresas da região.

 

OBJETIVO

Formar profissionais que interpretem o meio ambiente, sob uma perspectiva sistêmica e integrada, bem como compreender as demandas da sociedade no que tange à prevenção e minimização de problemas ambientais através da capacidade de interpretar informações, dados e documentos ambientais, observando a necessidade de implantação de práticas socioambientalmente sustentáveis e operacionalização de atividades preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos efeitos.

 

PERFIL DOS EGRESSOS

O profissional concluinte do Curso Técnico em Meio Ambiente na forma integrada ao Ensino Médio deverá ser capaz de:

  • Coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais;
  • Elaborar relatórios e estudos ambientais.
  • Propor medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados;
  • Executar sistemas de gestão ambiental;
  • Organizar programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades antrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista;
  • Organizar a redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos;
  • Identificar os padrões de produção e consumo de energia;
  • Realizar levantamentos ambientais;
  • Operar sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos;
  • Relacionar os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente;
  • Realizar e coordenar o sistema de coleta seletiva;
  • Executar plano de ação e manejo de recursos naturais;
  • Elaborar relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações ambientais.

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Proporcionar a formação técnica-profissional com conhecimentos, capacidade de compreensão, análise, síntese, ampliação, avaliação, aquisição de habilidades psicomotoras e garantir o desenvolvimento de hábitos, interesses e atitudes profissionais para que possam atuar com eficiência integrada com grupos multiprofissionais, em planejamento, gestão e vigilância ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

 

DETALHES DE CURSO

Titulação conferida: Técnico em Meio Ambiente

Forma de oferta: Integrado

Modalidade de oferta: Presencial

Turno de Funcionamento: Diurno

Carga Horária: 4000 horas

Forma de ingresso: Processo seletivo e transferência

Tempo mínimo e máximo de Integralização: Integrado – Mínima: 3 anos e Máxima: 6 anos

Quantidade de vagas: 40

Coordenador: Tadeu Junior de Lima Nascimento

E-mail da Coordenação do Curso: cctma.buriticupu@ifma.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7840117216031731

Projeto Pedagógico: ANEXO I

Matriz Curricular: ANEXO II

 

 

Fim do conteúdo da página