Biblioteca
A Biblioteca Chico Mendes (BCM) do Instituto Federal do Maranhão – Campus Buriticupu, está localizada na Rua Deputado Gastão Vieira (antiga Rua do Comércio) nº 1000, Vila Mansueto – Buriticupu, Cep: 65393-000. Inaugurada oficialmente em 26 de fevereiro de 2008, a BCM na estrutura organizacional do Campus, está ligada à Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), seu acervo é disponível aos alunos, docentes, servidores, terceirizados e comunidade em geral do município de Buriticupu. Seguindo o curso das novas tecnologias de informação e comunicação, em julho de 2018, foi implantado um novo software de gestão em Bibliotecas, o Sophia, com padrões de referência no mercado nacional e internacional em catalogação e gerenciamento dos materiais informacionais, visa a otimização dos serviços da Biblioteca e possibilita aos usuários maior autonomia, pois disponibiliza o acesso ao acervo, a renovação e reserva dos materiais de forma online. Em 2020, a Biblioteca começou a oferecer acesso a Biblioteca Virtual Pearson a Comunidade Acadêmica do Campus Buriticupu.
Clique aqui para acessar o Sistema Sophia – Biblioteca Chico Mendes
Clique aqui para acessar a Biblioteca Virtual Pearson
Objetivo
Dar suporte ao ensino, a pesquisa e a extensão institucional, de forma a atender as necessidades informacionais dos discentes, servidores e comunidade em geral, através dos recursos disponíveis na Biblioteca.
Missão
Ser um espaço de aprendizagem e de acesso democrático à informação para toda a comunidade a qual está inserida, contribuindo no desenvolvimento das atividades acadêmicas e na inclusão social e cultural desta comunidade.
Contato
E-mail: [email protected]
Horários de Funcionamento
De segunda à sexta: das 08:00h às 12:00h e das 15:00h às 21:00h.
Equipe responsável
Bibliotecárias:
Karen Letícia Trindade Bertoldo
Fransuelem dos Santos Almeida (Afastamento no período de 06.06.2022 a 04.10.2023 para participar do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, em nível de Mestrado, junto à UNIRIO).
Auxiliares de Biblioteca:
Rogério da Luz Sousa
Noé da Conceição Sousa ( Exercício provisório – Reitoria/DADMP, no período de 14.08.2022 a 31.12.2022)
Deide Daniele Sousa Viana (Colaboradora – Empresa Liderança)
Bolsistas do Programa de Aprimoramento Discente:
Marta Beatriz Alves Frazão ( Discente do Curso técnico em Administração)
Wanna Ketlyn Sousa Costa ( Discente do Curso técnico em Administração)
Cadastro de acesso
Podem se cadastrar para uso da biblioteca alunos regularmente matriculados na instituição e servidores.
Etapas para cadastro:
- Número de matrícula institucional;
- Preenchimento dos dados pessoais na biblioteca (RG, CPF e endereço residencial)
- Foto
Empréstimo e devolução
O empréstimo dos materiais poderá ser efetuado apenas com a presença do titular, ou seja, alunos regularmente matriculados, professores e técnico-administrativos. Os terceirizados e a comunidade em geral podem utilizar o espaço para leitura e consulta local. Confira as regras para empréstimo e devolução para cada um dos diferentes usuários.
Alunos:
3 livros para empréstimo especial
1 empréstimo especial para chave
3 livros para leitura (consulta local)
3 livros para empréstimo normal ou domiciliar (Prazo de sete dias para devolução)
3 Periódicos Nacionais e Três internacionais (Prazo de cinco dias para devolução)
3 Livros de coleção especial delimitado a partir da catalogação da obra (Prazo de cinco dias para devolução)
1 Monografia para xérox
Servidores:
3 livros para empréstimo especial
1 Monografia para empréstimo especial
2 CD-Rom (material especial) para empréstimo domiciliar – Prazo de dois dias para devolução
5 livros para empréstimo domiciliar (Prazo de quinze dias para devolução)
3 Periódicos nacionais e três internacionais para empréstimo normal ou domiciliar (Prazo de cinco dias para devolução)
Normas de uso da biblioteca
O software utilizado pela Biblioteca Chico Mendes (BCM) é o Sophia, com padrões de referência no mercado nacional e internacional em catalogação e gerenciamento dos materiais informacionais disponíveis em bibliotecas, foi implantado em julho de 2018 na BCM com a finalidade de otimizar os serviços da biblioteca e de possibilitar aos usuários o acesso à consulta ao acervo e de executar de forma online, a renovação e reserva dos mesmos.
A renovação do empréstimo será permitida até 3 (três) vezes consecutivas e de forma online, poderá ser feita por qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, caso o usuário não o tenha, a biblioteca disponibiliza de 5 computadores com acesso à rede para realizar sua renovação. A renovação só poderá ser feita, se a obra não estiver reservada e se o leitor não estiver em débito ou cumprindo penalidade* com a Biblioteca.
* O usuário poderá optar por cumprir a penalidade em forma de suspensão ou por meio do Programa Multa Solidária (Brinquedos novos doados à biblioteca). Assim, a multa é gerada pelo sistema a cada livro não devolvido e a adesão ao programa obedecerá a seguinte proporção:
- 1 dia de atraso – penalidade de 5 dias de suspensão ou a doação de 1 brinquedo;
- 2 dias de atrasos – penalidade de 10 dias de suspensão ou a doação de 2 brinquedos;
- 3 dias de atrasos – penalidade de 15 dias de suspensão ou a doação de 3 brinquedos;
- 4 dias de atrasos – penalidade de 20 dias de suspensão ou a doação de 4 brinquedos;
- 5 dias de atrasos – penalidade de 25 dias de suspensão ou a doação de 5 brinquedos;
- 6 dias de atrasos – penalidade de 30 dias de suspensão ou a doação de 6 brinquedos;
- 30 dias de atrasos – penalidade de 150 dias de suspensão ou a doação de 30 brinquedos.
- Acima de 30 dias de atraso, por favor entrar em contato com o bibliotecário (a) responsável.
Exemplo: Caso o usuário tenha 3 livros emprestados e ficou em atraso por 2 dias, sua penalidade será aplicada da seguinte forma: 10 dias de suspensão, equivalente aos 2 dias de atraso, multiplicado pela quantidade de livros emprestados, no caso 3. Assim temos a seguinte equação: 10 x3 = 30 dias de suspensão ou 6 brinquedos.
* Em caso de extravio, rasuras, anotações ou outros danos à obra emprestada, o usuário deve indenizar a Biblioteca com material idêntico ou mais atual no prazo de 15 (quinze) dias corridos contados a partir da respectiva notificação;
* Alunos com débitos na biblioteca (chave de guarda-volumes perdidas, livros emprestados ou em atraso) deverão quitá-los antes de trancar, transferir ou cancelar a matrícula; retirar diploma ou certificado de conclusão de curso. Nesses casos, deve-se apresentar obrigatoriamente no Protocolo o NADA CONSTA emitido pela biblioteca.
Do uso das dependências
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Os espaços reservados aos acervos, salas de leitura e acesso à internet deverão ser utilizados com o máximo de silêncio;
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O uso das salas de estudos coletivas deve ser agendado e as mesmas devem ser utilizadas por grupos, respeitando o máximo de silêncio possível;
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Os computadores são de uso exclusivo dos usuários regularmente cadastrados na biblioteca;
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Não é permitida a alteração das configurações dos equipamentos (dos computadores) de acesso à Internet e consultas ao acervo;
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Não é permitido entrar na área do acervo da biblioteca com bolsas, sacolas, mochilas, pastas, fichários (modelo pasta), bebidas ou alimentos. Estes deverão ser colocados nos armários de guarda-volumes da biblioteca;
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Não é permitido fumar no recinto da Biblioteca;
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Não é permitido falar ao celular no recinto da Biblioteca, este deve ser mantido no modo silencioso.
Obs.: Considerando os Protocolos Sanitários e de biossegurança adotados pelas Bibliotecas e seguindo as recomendações da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), ALA (American Library Association), FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),
Não será permitida alimentos e bebidas na biblioteca;
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Limite de até 10 pessoas no recinto: 7 usuários e 3 servidores;
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O atendimento no balcão deverá ser de 1 pessoa por vez;
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Caso a capacidade da biblioteca seja alcançada, sugerimos que o usuário aguarde sua vez para atendimento do lado externo;
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Uso das mesas de estudo: 2 pessoas por mesa
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Computadores: 1 pessoa por computador
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Cabine de estudo individual: 1 pessoa por cabine
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Sala de estudo, sob agendamento: 4 pessoas
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Os livros devolvidos continuarão atendendo o período de quarentena: 7 dias
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Uso obrigatório de máscara
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Higienização das mãos
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