Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Assistência ao Aluno
Início do conteúdo da página

Assistência ao Aluno

publicado 04/05/2015 17h33 | última modificação 27/06/2017 16h31

O Núcleo de Assistência ao Educando (NAE) do Instituto Federal do Maranhão campus Buriticupu tem as suas ações baseadas na resolução n° 64 de 05 de dezembro de 2014 que regulamenta a política de assistência ao educando do IFMA. Busca, portanto, garantir a permanência e a conclusão do curso com qualidade pelos estudantes. Para tanto conta com equipe multiprofissional articulada para desenvolver diversos programas através de ações específicas.


Equipe Técnica

  • Chefe do Núcleo (psicólogo) – Davi Araújo Alves Pereira (davi.pereira@ifma.edu.br)
  • Assistente social – Sahra Caroline Rodrigues Trinta (sahra.trinta@ifma.edu.br)
  • Enfermeira – Rosse Imair de Oliveira Melo (rosse.melo@ifma.edu.br)
  • Técnica de enfermagem – Fernanda Patrícia Duarte de Andrade (Fernanda.andrade@ifma.edu.br)
  • Nutricionista – Luana Brito de Sousa (luana.sousa@ifma.edu.br)
  • Médico – Lourival de Lima Silva (lourival.silva@ifma.edu.br)

Programas de Assistência

Para o programa de assistência à saúde, o setor médico conta com médico, enfermeira e técnicas de enfermagem que realizam assistência médica preventiva e interventiva. As ações possuem também natureza educativa abordando-se questões como DST’s, saúde mental, álcool e substâncias psicoativas.

O programa de acompanhamento psicológico conta com psicólogo que realiza atendimentos individuais e em grupo e ações educativas direcionadas a orientação profissional, uso de substancias psicoativas, sexualidade, violência etc.. Também participa dos espaços de discussão sobre o processo de ensino- aprendizagem e realiza ações de integração do aluno à instituição, visando sempre seu bem-estar.

O NAE coordena também os programas de assistência primária: auxílios moradia, alimentação e transporte, acompanhando a frequência e a condição socioeconômica dos discentes que recebem os auxílios. O acompanhamento deste programa prevê atendimentos com os alunos e família, além de visitas domiciliares. Para isto a instituição conta com a atuação de assistente social.

O NAE acompanha também a execução do programa de bolsas de estudos que objetiva auxiliar financeiramente os estudantes que possuam os pré-requisitos de participação para dele, visando proporcionar aos estudantes a sua permanência e integralização do curso.

Fim do conteúdo da página