IFMA Buriticupu desenvolve aplicativo para agilizar inventário patrimonial
O IFMA Campus Buriticupu conquistou, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Certificado de Registro de Programa de Computador.
O documento certifica o registro do aplicativo para smartphone Android iVenApp, desenvolvido por Maurício dos Santos Pereira e Adriano Freire Pereira, servidores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do campus.
O aplicativo é utilizado em processos de inventários patrimoniais da instituição e foi utilizado, pela primeira vez, em 2019. Ele possibilita maior rapidez e eficiência tanto na fase catalogação dos itens nos setores como na elaboração dos relatórios finais.
Dentre as várias funções apresentadas no iVenApp, destacam-se:
- Possibilidade de importação de itVns do SUAP;
- Registro fotográfico;
- Exportação de relatório;
- Cadastro e gerenciamento da equipe que compõem a comissão de inventariante;
- Leitura de Código de barras e QRCode usando a câmera do celular;
- Banco de dados totalmente sincronizado;
Sobre os desenvolvedores
Maurício dos Santos Pereira é licenciado em Química pelo IFMA Açailândia. É Técnico em Redes de Computadores pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Cursa Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFMA Campus Codó. É servidor efetivo do IFMA – Campus Buriticupu na área de Tecnologia da Informação. Atua em projetos de desenvolvimento de sistemas/aplicativos computacionais e a integração da Plataforma Arduino com a Química Analítica.
Adriano Freire Pereira é graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista. Técnico em Informática com ênfase em desenvolvimento de sistemas para computadores pelo IFMA Buriticupu, onde atua como servidor efetivo no cargo de Técnico em Tecnologia da Informação, na chefia da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação
Redes Sociais