Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o IV SEMIC e II SEMEX

Inscrições abertas para o IV SEMIC e II SEMEX

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de abril. Submissão de trabalhos vai até 15 de abril. Evento acontece de 27 à 29 de abril.
  • publicado 11/04/2022 19h59
  • última modificação 11/04/2022 19h59

O Instituto federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu realiza nos dias 27 à 29 de abril O IV Seminário de iniciação Científica (SEMIC) e II Seminário de Extensão (SEMEX), que abordarão a temática “Pesquisa e Extensão: ressignificando as práticas acadêmicas no Campus Buriticupu”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de abril, no site do evento. A submissão de trabalhos está aberta até o dia 15 de abril.

O SEMIC é um evento totalmente gratuito e tem como objetivo geral possibilitar, academicamente a apresentação de trabalhos e a divulgação científica dos resultados de pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVICT), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), aprovados em Editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) e  desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários na vigência 2020/2021, bem como socializar os projetos de pesquisas aprovados nesses editais em 2021/2022.

O II SEMEX visa socializar os projetos de ações de extensão do Campus Buriticupu realizadas e finalizadas na vigência 2020 e 2021, tendo em vista que sua realização também foi impossibilitada pela pandemia. Desse modo, no IV SEMIC e II SEMEX, propõe-se oportunizar experiências, trocas de saberes e produção de conhecimentos científicos, a partir de uma abordagem que contemple os pilares indissociáveis da educação, a saber: o ensino, a pesquisa e a extensão, favorecendo a sua articulação, atualização e desenvolvimento das atividades científicas e extensionistas em sua interface com o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, ressalta-se a relevância da participação do corpo docente, discente, técnico-administrativo e comunidade em geral no envolvimento de todas as atividades propostas pelo referido evento.

Considerando a discussão do volume de eventos em nosso campus, o DPPGI e o DERI, em ação articulada, idealizada no Encontro Pedagógico 2022, compreendem que é salutar unificar os eventos IV SEMIC e II SEMEX devido à natureza similar de suas atividades e necessidade de normalização do evento no período de vigência dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos.

O IV SEMIC e II SEMEX abordará a temática “Pesquisa e Extensão: ressignificando as práticas acadêmicas no Campus Buriticupu”, no período de 27 a 29 de abril de 2022, com carga-horária total de 30h, de forma híbrida, com atividades presenciais e transmissão pelo Canal do YouTube do campus. Como programação das atividades teremos: mesa-redonda, sessões de comunicação oral, sessão temática de pós-graduação e exposição de pôsteres em diferentes áreas de conhecimento, como: Ciências Biológicas e Agrárias; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar e outras.

O campus ressalta que o V SEMIC (vigência 2021/2022) será realizado ainda neste ano, programado no calendário escolar com data prevista para realização nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2022.

Confira todas as informações do evento e a programação no site.