Página Inicial > Notícias > Pronera: alunos do curso Agropecuária retornam às atividades presencias

Pronera: alunos do curso Agropecuária retornam às atividades presencias

O acolhimento aos estudantes ocorreu no dia 27 de setembro
  • publicado 19/10/2021 18h14
  • última modificação 19/10/2021 18h19

Estudantes do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), retomaram as atividades presenciais no dia 27 de setembro.

O acolhimento dos estudantes ocorreu em solenidade realizada no período matutino e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Salma Torres; do representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Buriticupu, Paulo Silvano;  do diretor geral do Campus Buriticupu, Vilson de Almeida, da diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Buriticupu, Maristhela Rodrigues.

Participaram, ainda, a coordenador geral do Pronera no campus, André Souza; a coordenadora pedagógica, Joanyse Guedes; o professor orientador Flavio Pereira; e o técnico de apoio Pedro Dias Filho.

O diretor do campus, Vilson de Almeida, exaltou a caminhada dos estudantes diante das dificuldades provocadas pela pandemia. “Aproveitem ao máximo dessa experiência e todo aprendizado construído”, recomendou. “Parabenizo toda a equipe do Pronera e os esforços para essa retomada seguindo os protocolos de segurança”, assinalou.

“Ficamos muito felizes em apoiar o programa”, declarou a secretária de Educação do município, Salma Torres. “Recebam o abraço do prefeito João Carlos”, disse. “Nosso desejo é que todos tenham sucesso em suas trajetórias” prosseguiu. Ela apresentou a equipe da secretaria aos estudantes. “Estamos à disposição de vocês”, finalizou.

No período vespertino, os estudantes receberam informações sobre protocolos de segurança e se submeteram, juntamente com os servidores, a teste de Covid, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Buriticupu, para, em seguida, ser dado início às aulas. “Todos os resultados foram negativos”, informou o coordenador geral do Programa, André Souza. “Disponibilizamos máscaras, álcool em gel nas dependências da escola, passando, assim, mais segurança a toda comunidade escolar”, prosseguiu.

No período de 5 a 7 de outubro, o servidor do INCRA, Marcelino Nascimento, em visita a escola, conversou com os alunos e os incentivou. “Estamos aqui para acompanhar o programa e é muito importante ouvi-los”, afirmou. “Nosso desejo é que todos cheguem ao final do curso, que não desistam e possam contribuir com a comunidade de vocês com todo esse aprendizado que terão aqui”, continuou.

No dia 15 de outubro, os estudantes realizaram visita técnica a fazenda Rancho do Falcão e à casa Familiar Rural Padre Josimo Tavares. “Com essas atividades de campo, os alunos fazem a relação do conhecimento em seus aspectos teóricos e práticos tão importantes para construção do perfil do egresso e da formação humana integral que buscamos contribuir”, disse a coordenadora pedagógica do curso, Joanyse Guedes.