Página Inicial > Notícias > Campus entrega kits e tablets a estudantes do PRONERA

Campus entrega kits e tablets a estudantes do PRONERA

Alunos do curso Técnico em Agropecuária contemplados por edital receberam equipamentos e material escolar para as atividades remotas desenvolvidas durante a pandemia
  • publicado 15/06/2021 09h12
  • última modificação 15/06/2021 09h12

Alunos do Pronera foram acolhidos por equipe de servidores do Campus Buriticupu

Com a retomada das aulas por meio de atividades remotas, 32 estudantes do curso Técnico em Agropecuária, ofertado pelo campus do IFMA em Buriticupu no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), receberam kits com materiais escolares e tablets. A entrega ocorreu nos dias 7 e 8 de junho (segunda e terça-feira), no Campus Buriticupu e na comunidade rural Pau Ferrado (Escola Darcy Ribeiro, local de funcionamento do Programa).

O curso Técnico em Agropecuária teve suas atividades iniciadas em 2020, sendo resultado da parceria entre o Campus Buriticupu, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura do município, além do Sindicato de Trabalhadores Rurais. Em razão da pandemia causada pela Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas. Nesse cenário, foi lançado o Edital Nº 03 (19 de março) para a aquisição de tablets, dispositivos de que os alunos contemplados farão uso enquanto durarem as aulas remotas. Emanuel Monteiro, coordenador-geral do PRONERA no Campus Buriticupu, informou que, além do equipamento, os estudantes também receberam mochila, cadernos e outros materiais escolares.

Programa

O Pronera utiliza a metodologia da alternância nas atividades presenciais. “Entretanto, estamos buscando evitar os prejuízos que a ausência da escola pode trazer e iniciamos atividades remotas com os alunos”, disse Joanyse Guedes, coordenadora pedagógica do Programa no Campus Buriticupu. Ela considerou os muitos desafios nesse sistema emergencial de ensino, ressaltando a importância de o campus contribuir nesse processo com a proposta do edital, que possibilitou aos alunos terem um tablet para assistirem às aulas. A coordenadora informou ainda sobre o trabalho para evitar a evasão escolar dos participantes do curso, por meio de buscas ativas, visitas às comunidades dos estudantes, e conversas com as famílias.

GALERIA DE IMAGENS

– Campus Buriticupu –