Página Inicial > Notícias > Campus realiza Semana Pedagógica de forma virtual

Campus realiza Semana Pedagógica de forma virtual

Evento teve como tema central planejamento e personalização do ensino em tempos de pandemia.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 05/03/2021 11h09
  • última modificação 08/03/2021 08h28

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu realizou, no período de 24 a 26 de fevereiro, a Semana Pedagógica 2021, com o tema “Planejamento e personalização do ensino em tempos de pandemia”. O evento virtual teve como objetivos discutir a atuação docente nos processos de planejamento e personalização do ensino, bem como possibilitar a integração do currículo por meio do planejamento coletivo; também oportunizou a participação de servidores em oficina sobre elaboração de projetos de pesquisa.

A Semana Pedagógica teve como público-alvo professores e técnicos administrativos da unidade e contou com uma mesa-redonda sobre Saúde do servidor e outra sobre Educação de Jovens e Adultos e a formação profissional no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja); momento de planejamento coletivo dividido por séries dos cursos técnicos e dos cursos superiores; socialização de experiências de pesquisa strictu sensu desenvolvidas por servidores do campus; palestra do Comitê de Ética do IFMA; oficina de elaboração de projetos de pesquisa; atividades culturais e de integração entre os participantes.

A coordenadora de Apoio Pedagógico, Joanyse Guedes, destaca a relevância do debate sobre ensino remoto e ensino híbrido no cenário de mudanças pedagógicas provocadas pela pandemia da Covid-19. “O Encontro Pedagógico, mais uma vez, abre nosso ano letivo com discussões sobre temáticas que partem dos nossos desafios do cotidiano escolar. Dessa vez, priorizamos a temática do planejamento e personalização do ensino diante do contexto da pandemia. Nesse sentido, tivemos a participação da professora Dra. Lilian Bacich, que foi de fundamental importância, especialmente porque nos trouxe muitas reflexões sobre os desafios do momento atual: reflexões com foco em metodologias ativas, sobre estratégias para possibilitar a ação do professor no ensino híbrido, bem como meios para acompanhar o impacto da aprendizagem no Ensino Híbrido. Foram muitas discussões que subsidiarão nosso planejamento entre elas destaco, ainda, a temática ‘Educação de Jovens e adultos no âmbito do Proeja’, com as contribuições das professoras Ma. Heloisa Varão (UEMA), Dra. Lélia Cristiana Moraes (UFMA) e Dra. Eliane Pedrosa (IFMA)”, avalia.

Da mesma forma, a professora e coordenadora do curso técnico em Serviços Públicos/Proeja, Elisângela Guimarães Moura Fé, ressalta a importância do espaço para que os professores possam refletir sobre suas práticas docentes e buscar novos caminhos para a qualidade do processo ensino-aprendizagem. “O Encontro Pedagógico promoveu momentos plurais de discussões alinhavando diálogos com ensino, pesquisa e extensão. Neste percurso as palestras nos encaminharam para reavaliarmos diariamente nossa atuação docente, compartilhamos experiências didáticas, o que abriu um leque de possibilidades na busca da excelência no ensino em tempos de pandemia. Foram dias de intensas atividades, contemplando desde o planejamento de práticas de ensino interdisciplinares, o fomento da pesquisa, somado a isso um importante momento de reflexão sobre a ética no serviço público. Pessoalmente contribuiu muito para organização e prática das minhas atividades docentes, conclui.