Página Inicial > Notícias > Campus promove Roda de Conversa Meninas na Ciência

Campus promove Roda de Conversa Meninas na Ciência

Roda de Conversa “Meninas na Ciência e a divulgação científica nas redes sociais” ocorre nesta sexta (9), com transmissão on-line a partir de 19h.
  • publicado 08/10/2020 20h49
  • última modificação 08/10/2020 20h49

Em comemoração ao Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu vai realizar, nesta sexta-feira (9), de modo on-line, a Roda de Conversa “Meninas na Ciência e a divulgação científica nas redes sociais”. O evento, aberto ao público, é dedicado às meninas, estudantes e mulheres que fizeram e fazem o IFMA e também às mães de estudantes e à comunidade em geral. A transmissão ocorre às 19h, pelo Google Meet, com uma programação que reúne pesquisadoras renomadas de diversas instituições e distintas áreas do conhecimento, que têm desenvolvido no país o projeto Meninas na Ciência e realizado divulgação científica pelas redes sociais

Link de transmissão

O evento é realizado pelo Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – DPPGI/IFMA, por meio do projeto Meninas na Ciência IFMA. A organização é das professoras Márcia Costa (História) e Reullyanne Freitas (Matemática), coordenadoras do projeto de ensino, pesquisa e extensão Meninas na Ciência IFMA.

A Roda de Conversa é realizada no contexto de celebração de 25 anos, completados em 2020, da primeira Conferência Mundial sobre Mulheres, que ocorreu em Pequim. A Declaração de Pequim foi o primeiro documento internacional a mencionar, especificamente, os direitos das meninas. Neste aspecto, o projeto “Meninas na Ciência IFMA”, do Campus Buriticupu, busca incentivar o papel de meninas na ciência, nas pesquisas científicas e tecnológicas e combater estereótipos de gênero negativos relacionados com a educação de meninas em exatas, no intuito de criar uma força ativa de meninas empoderadas, possibilitada pelas vozes de cientistas e nas suas descobertas científicas, bem como encorajar meninas a entrar no universo da ciência.

Dia (09.10.20)

▫ Abertura com profa. Márcia Costa e Reullyanne Freitas: Horário 19h;

▫ Apresentação das Meninas na Ciência IFMA: Horário 19h15;

▫ Roda de Conversa:  Horário 19h40;

▫ Fala 1: Estudante Maria Eduarda ((UFPI): Horário 19h50;

▫ Fala 2: Profa.  Gabriella Mendes (UFRJ): Horário 20h10;

▫ Fala 3: Profa. Lorena Rocha (UNB): Horário 20h20

▫ Fala 4: Profa. Gabriela Ferreira (UFSC): Horário 20h30;

▫ Fala 5: Profa.  Suzy Kurokawa (IFSP-SMP): Horário 20h40.

▫ Blocos de perguntas: Horário 20h50

▫ Enceramento: Horário 21h30

PESQUISADORAS CONVIDADAS

Maria Eduarda

Egressa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/BTC). Graduanda em Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integra o Grupo de Astronomia e Astrofísica do Piauí (GAAPI/UFPI).

Gabriella Mendes

Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/PPGECS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Editora e Fundadora da Página de Divulgação Científica e História da Ciência: Meninas na Ciência /UFRJ.

Lorena Rocha

Doutoranda em Biologia Animal. Departamento de Ciências Fisiológicas/IB/Universidade de Brasília (UnB). Coordena “Meninas na Ciência – UnB”, que objetiva estimular o interesse de meninas do Ensino Fundamental pela ciência.

Gabriela Ferreira

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Reflexões sobre Natureza da Ciência na Formação de Professores de Física” e Coordenadora do Projeto de Extensão “Meninas na Ciência”.

Suzy Kurokawa

Possui graduação em Química (Bacharelado com Opção Tecnológica) pela Universidade Estadual de Londrina (2011), Licenciatura em Química pela Universidade de Franca (2015), Mestrado (2014) e Doutorado em Química (2018) pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Araraquara, no desenvolvimento de biomateriais a base de ácidos graxos e aminoaçúcar, compondo cristais líquidos para aplicações farmacêuticas. Atualmente é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no Campus São Miguel Paulista. Os interesses incluem Química Ambiental, Química Analítica, Química Supramolecular e Análise Térmica.  Coordenadora do projeto “Meninas na Ciência: Ampliando espaços e abrindo caminhos!” (IFSP-SMP), projeto que visa o incentivo de meninas nas áreas de C&T.