Página Inicial > Notícias > Campus realiza I Semana de Formação Digital

Campus realiza I Semana de Formação Digital

Inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores e estuadantes da
  • publicado 22/06/2020 10h45
  • última modificação 22/06/2020 10h45

O Campus Buriticupu do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) iniciou, nesta segunda-feira, dia a I Semana de Formação Digital dos Servidores. O evento, que tem como tema Ferramentas e Planejamento para a Educação em Tempos de Pandemia  será realizado integralmente de forma remota e por meio de videoconferências  via Google Meet, em razão da pandemia provocada pelo Novo Coronavírus. Como foco da ação está a capacitação para o uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação para gestão e o desenvolvimento de atividades acadêmicas.  As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas para servidores do IFMA e também para estudantes de graduação. O evento segue com sua programação até o dia 01º de julho.

Acesse aqui a página do evento, confira a programação e realize sua inscrição.

Também entre os objetivos do evento estão a troca de informações, a capacitação e o planejamento de atividades acadêmicas/escolares que exijam atividades remotas como complementação às atividades educacionais presenciais, ou mesmo quando da necessidade de substituição das atividades presenciais por atividades mediadas pela utilização de mídias on line ou off line.

O evento procura dar conta do atendimento aos mais variados servidores que tenham como atividade fim a Educação, ainda que em setores administrativos e de apoio às atividades de Ensino propriamente ditas.

I Semana de Formação Digital dos Servidores é promovida pela gestão do Campus Buriticupu, Direção Geral, Diretoria de Desenvolvimento Educacional, Diretoria de Administração e Planejamento, Departamento de Ensino e da Coordenadoria de Apoio Pedagógico. Entre os ministrantes das atividades estão alguns servidores do próprio campus Buriticupu e convidados, como a professora Ma. Luiziane Saraiva, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professora. Dra. Rarielle Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais da UFMA e o professor. Esp. José Almada, da Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão.

O Diretor Geral do Campus Buriticupu, Professor Vilson de Almeida, ressalta que “O processo de formação por meio de cursos ofertados pelo Campus Buriticupu aos seus servidores, mostra o compromisso e preocupação que a instituição tem, em manter seu quadro de profissionais sempre atualizado. A oferta desses minicursos foi pensado a partir da necessidade de nos adaptarmos, contornarmos e superarmos os desafios propostos na atual conjuntura. Foi pensando na melhoria da oferta de um serviço público de qualidade que esforços foram feitos para que a oferta desses cursos pudesse ser disponibilizados aos nossos servidores. Tenho um sentimento de gratidão pela equipe que temos no Campus Buriticupu, pelo compromisso demonstrado desde sempre e que tem se intensificado nesse período de pandemia. E é com esse mesmo sentimento que em nome da nossa Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Maristhela Rodrigues, agradeço a todos aqueles que aceitaram contribuir nesse processo”.

Já a professora Maristhela Rodrigues destaca ainda que “Diante do contexto mundial que vivemos, a prática docente e todos os setores de apoio ao ensino, precisam se reinventar, e isso perpassa por uma apropriação quanto ao uso de meios digitais. É a partir disso que nossa Semana de Formação Digital pretende promover o compartilhamento de uso dessas ferramentas digitais, entre servidores que já utilizam tais ferramentas, e servidores dispostos a aprender e usar essas mesmas ferramentas da melhor maneira possível. E porquê não, a partir da formação, também propor mecanismos inovadores de ensino?”, disse.

Acesse aqui a página do evento, confira a programação e realize sua inscrição.