Página Inicial > Notícias > Campus Buriticupu abre chamada pública para ações contra a Covid-19

Campus Buriticupu abre chamada pública para ações contra a Covid-19

Fabricação de EPIs e treinamento de pequenas empresas estão entre as metas
  • publicado 03/06/2020 13h00
  • última modificação 03/06/2020 13h00

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu, por meio do Eixo de Gestão e Negócios, abriu inscrições de Chamada Pública para enfrentamento dos impactos da Covid-19 no município de Buriticupu. A ação está de acordo com o Edital 01/2020 da Pró-Reitoria de Extensão do IFMA, ao promover ações de enfrentamento dos impactos da Covid-19, com ações sanitárias e de apoio ao comércio e comunidade.

As inscrições são on-line e acontecem de 1° a 05 de junho. Para se inscrever no projeto de consultoria para pequenas empresas, os interessados devem ler o Edital da Chamada Pública, preencher e enviar o questionário on-line:

Edital Chamada Pública

Formulário de Inscrição

O resultado preliminar será divulgado dia 07 de junho e o resultado final dia 09. As consultorias terão início dia 10 de junho. Todo projeto será executado de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, no sentido de cumprir com as normas de distanciamento social.

O projeto deve atender de forma direta cerca de quatro mil e duzentas pessoas, entre comunidade, profissionais de saúde e donos de pequenas empresas. Será executado entre os meses de junho e novembro de 2020, contemplando três ações: 1) a fabricação de 4 mil máscaras de pano a serem distribuídas à população local; 2) fabricação de 200 máscaras tipo face shield (escudo facial) para profissionais de saúde; 3) um programa de treinamento para inserção de 10 pequenas empresas no mercado digital, e-commerce.

O Instituto Federal do Maranhão tem uma função social a cumprir na sociedade. Esse projeto vai contribuir com medidas de mitigação do contágio do Covid-19 em Buriticupu e também apoiar 10 pequenos negócios locais, os quais enfrentam graves problemas causados pelo desaquecimento econômico causado pela pandemia.

As ações para os pequenos negócios serão acompanhadas até novembro. “Eles receberam ajuda para fazer um planejamento estratégico para inserção no mercado online e treinamento juntamente com suas equipes, buscando inserir efetivamente estas empresas nesse mercado tão promissor, e o qual tem crescido nos últimos anos, em especial agora onde as pessoas precisam consumir mas estão impedidas de deslocarem-se até lojas físicas”, explica o coordenador do projeto, professor Hugo Barros da Silva.

De acordo com o coordenador da atividade, o projeto será de grande valia para Buriticupu, pois além da fabricação e distribuição de máscaras para população, visa inserir pequenas empresas locais classificadas como MEI´s e ME´s no mercado online, ainda pouco usado no município. Hugo enfatiza ainda que, além de servidores e alunos do campus, o projeto terá participação de consultores externos o quais gratuitamente tornaram-se membros da proposta.

Na visão de Francielle Marques, uma das consultoras da ação voltada as MEI’s e ME´s, a intenção da assessoria digital é capacitar gestores e colaboradores no uso adequado e orientado de meios de comunicação. “Espero que as pequenas empresas e micro empreendedores possam potencializar as vendas e divulgação de seus produtos e serviços, oferecendo uma nova forma de atendimento aos seus clientes”.

Outro parceiro é a Associação Comercial e Industrial de Buriticupu, a qual demandou as ações para as empresas locais. “É uma honra reunir um equipe de grande capacidade para um projeto tão importante e inovador para Buriticupu. Agradeço à Reitoria e ao Campus Buriticupu e todos seus servidores por todo apoio durante a fase de seleção do projeto”, complementou Hugo.

O diretor geral do Campus Buriticupu, Vilson de Almeida, ressalta que esse projeto é uma forma da instituição sair de seus muros e estender suas mãos para a sociedade. “O Campus Buriticupu sente-se feliz em poder contribuir com a cidade em um momento tão difícil para todos’’.

Conheça a equipe envolvida nesse projeto:

Nome: Hugo Barros da Silva
Cargo: Professor de Administração, Coordenador do Bacharelado em Administração do Campus Buriticupu e Coordenador Geral do Projeto

Nome: Vilson de Almeida Sousa
Cargo: Professor de Biologia – Diretor Geral do Campus Buriticupu

Nome: Thiago Cavalcanti do Nascimento
Cargo: Professor de Economia no Campus

Nome: Adriano Freire Pereira
Cargo: Técnico em Tecnologia da Informação no Campus

Nome: Maurício dos Santos Pereira
Cargo: Técnico em Tecnologia da Informação no Campus

Nome: Danielly Cristina e Silva
Cargo: Técnica em Química do Campus

Nome: Tallison Souza
Cargo: Discente do Curso Bacharelado em Administração do Campus Buriticupu

Nome: Hotemraimy Farias de Alencar
Cargo: Discente do Curso Bacharelado em Administração do Campus Buriticupu

Nome: Francielle Marques do Nascimento
Cargo: Voluntária externa – Mestranda e bolsista no Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Será uma das consultoras do projeto de inserção de empresas no e-commerce.

Nome: Antônio Madiflavio de Oliveira Ferreira
Cargo: Voluntário Externo – é consultor de marcas com mais de 10 anos de experiência e será consultor  para mídias sociais no projeto de extensão

Nome: Mário Meneses
Cargo: Voluntário externo – É Administrador, atua como consultor e é delegado seccional do CRA/MA em Imperatriz. Fará a palestra de abertura da parte do projeto voltada a pequenas empresas no dia 10 de junho.