Página Inicial > Notícias > Campus cria projeto de apadrinhamento de alunos para estudos

Campus cria projeto de apadrinhamento de alunos para estudos

Objetivo é tornar servidores e estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática padrinhos dos alunos do 1º ano do ensino médio, para incentivá-los nas disciplinas de Matemática, Química e Física.
  • publicado 28/02/2020 10h33
  • última modificação 28/02/2020 10h33

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu lançou o Projeto Apadrinhamento de Alunos Calouros 2020. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar, nas disciplinas de Matemática, Física e Química, os estudantes que estão chegando ao campus, do 1º ano do Ensino Médio, por meio do incentivo aos estudos prestado pelos padrinhos. O projeto é piloto e podem participar como madrinha ou padrinho alunos da graduação da Licenciatura em Matemática, de qualquer período, além de servidores (professores e técnicos) do campus.

As inscrições para madrinhas e padrinhos vão até 22 de março. Para se inscrever, acesse o link ou o QR code:

A intenção é sanar as dificuldades existentes nas disciplinas e melhorar o desempenho acadêmico dos calouros. Estudos apontam que uma parcela considerável dos estudantes que ingressam ao ensino médio, conta com muita dificuldade nas áreas das ciências exatas, e com isso acarretando, desânimos, desmotivações, inclusive o abandono dos estudos, além das grandes porcentagens de reprovações. O projeto padrinho e madrinha de matemática busca tentar melhorar a adaptação e integração desse aluno com o ensino médio, com orientação, apoio e esclarecimentos de dúvidas; troca de conhecimentos e saberes, o que pode favorecer a adaptação, o desenvolvimento e a conclusão do ensino médio em tempo hábil, que são os três anos, e assim, também, a redução da evasão e retenção escolar.

Atribuições e preparação

As atribuições de padrinhos e madrinhas são relacionadas aos estudos, como orientações a respeito dos professores e sua metodologia, dificuldade das disciplinas, troca de material e o incentivo a hábitos de estudo. Os padrinhos e madrinhas serão orientados pelos professores das disciplinas de Matemática que estão trabalhando com as turmas de 1º ano, além do apoio pedagógico para o acompanhamento dos trabalhos com os alunos.

Para maiores informações, procurar os professores de matemática.