Página Inicial > Notícias > Cipriano Luckesi é destaque em Semana Pedagógica do IFMA

Cipriano Luckesi é destaque em Semana Pedagógica do IFMA

O doutor em Educação e professor aposentado da UFBA ministrou palestra a servidores do Campus Buriticupu.
  • publicado 26/02/2020 15h33
  • última modificação 26/02/2020 15h38

Referência nacional em avaliação da aprendizagem escolar, o professor Cipriano Luckesi foi um dos destaques da programação da Semana Pedagógica 2020 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu. O evento reuniu professores e técnicos administrativos para discutir o planejamento do ano letivo, processos de avaliação e regulamentação do conselho de classe. As atividades foram realizadas de 3 a 7 de fevereiro.

A palestra do professor Cipriano Luckesi, que é doutor em Educação e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, ocorreu no último dia da Semana Pedagógica. Ele falou sobre o perfil do professor como gestor da sala de aula e avaliador. “A participação do professor Luckesi foi de fundamental importância, especialmente porque nos trouxe muitas reflexões sobre a avaliação enquanto ação que subsidia o docente no processo da tomada de decisões e novo planejamento, sempre tendo em vista a aprendizagem dos estudantes”, comentou a coordenadora de apoio pedagógico Joanyse Guedes.

Já o coordenador do curso de bacharelado em Administração, professor Hugo Barros, aproveitou para lembrar dos objetivos principais do encontro pedagógico anual. “Foi um momento importante para o campus, pois pudemos discutir nossas principais políticas e práticas pedagógicas, refletir os erros e acertos e usá-los como experiência para o ano de 2020”, pontuou. Do mesmo modo, a técnica em contabilidade Érica Raricy destacou a integração entre professores e técnicos administrativos. “Possibilitou sabermos do trabalho desenvolvido por todos e um acompanhamento conjunto das ações a serem desenvolvidas em 2020. Acredito que o trabalho em equipe proporciona resultados melhores e mais eficientes”, resumiu.

Além da palestra ministrada pelo professor convidado, da apresentação dos planos de ação para 2020 e da construção coletiva da regulamentação do conselho de classe, o evento também contou com a exposição de práticas exitosas, mesa redonda sobre o papel de grupos de pesquisa na formação de pesquisadores, oficina sobre inovação e propriedade intelectual, debates sobre desenvolvimento tecnológico, inovações sistêmicas e processuais.