Página Inicial > Notícias > IFMA realiza Semana de Acolhimento aos Calouros em Buriticupu

IFMA realiza Semana de Acolhimento aos Calouros em Buriticupu

Os ingressantes nos cursos técnicos de nível médio foram recebidos com uma série de atividades.
  • publicado 26/02/2020 16h11
  • última modificação 26/02/2020 16h14

Os novos alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu foram recebidos com uma programação especial durante a Semana de Acolhimento aos Calouros, que ocorreu de 10 a 14 de fevereiro. O objetivo foi promover ações de ambientação para os estudantes que ingressaram nos cursos técnicos de Administração, Agronegócio, Análises Químicas e Meio Ambiente.

A agenda de atividades contou com oficinas sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão; incentivo à participação em projetos de leitura; cadastro e orientações a respeito do módulo acadêmico do sistema SUAP; oficina sobre projeto de vida e expectativas para o futuro; conversas sobre plano de curso e perfil profissional dos egressos; além de dinâmica sobre ética, respeito e amizade.

Francisco Matheus da Silva ingressou no curso técnico integrado em Análises Químicas e avaliou que a primeira semana foi importante para que os calouros se conhecessem e interagissem antes do início das aulas. “Achei muito legal a programação, pois aqui no IFMA tem muitas informações pra gente receber. Entendemos como funcionam os setores e onde poderemos buscar ajuda quando precisarmos”, comentou.

Já a diretora de Desenvolvimento Educacional, Maristhela Rodrigues, pontuou que o momento foi importante para estabelecer o primeiro contato com os servidores e aprender os trâmites institucionais, com deveres e direitos. “Mas, para além de tudo isso, quem não gosta de ser bem recebido e saber que estava sendo aguardado? Esse tem sido o sentido maior do nosso acolhimento, fazer com que o/a discente inicie o processo de pertencimento a esta Instituição”, explicou.

A pedagoga Cristiani Bonfim lembrou que a transição do Ensino Fundamental para o Médio requer sempre uma adaptação considerável e, quando a essa matriz curricular é somado um curso técnico, esse processo é ainda mais amplo. “Logo, entendemos que este momento inicial do ingresso do estudante no IFMA é imprescindível dar os primeiros passos para compreender o que é o Ensino Médio integrado e toda a articulação do ensino, pesquisa e extensão”, pontuou. Nesse sentido, o psicólogo Davi Araújo também destacou que a nova fase de escolarização pode ser um momento bastante sensível para os adolescentes. “Acredito que a semana cumpriu bem com seu objetivo, trazendo todas as informações e diálogos necessários”, avaliou.