Página Inicial > Notícias > Encontro aborda a Matemática por meio da interdisciplinaridade

Encontro aborda a Matemática por meio da interdisciplinaridade

II Encontro de Matemática e Práticas Educativas foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 05/12/2019 11h57
  • última modificação 05/12/2019 11h57

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu realizou, nos dias 26 e 27 de novembro, o II Encontro de Matemática e Práticas Educativas (II EMAPE), com o tema motivador Interdisciplinaridade: construindo conceitos matemáticos. Os minicursos, oficinas e palestras estavam voltados para essa visão em que a matemática é aliada de todas as disciplinas na construção dos conceitos, articulando elementos da área com as disciplinas de artes, física, química e informática. O evento contou com mais de 350 inscritos e apresentação de vários trabalhos, motivando e incentivando os alunos a investigar a educação matemática no âmbito educacional.

Durante a apresentação dos trabalhos, os professores avaliaram a exposição dos acadêmicos, e os melhores trabalhos foram premiados, ficando em 1º lugar os trabalhos intitulados “Projeto OBMEP na Escola Manoel Campis Sousa: relato de uma experiência satisfatória no ensino fundamental II”, dos autores Raimundo José da Silva Ferreira, Francisco Silva Filho, Mixtes de Sousa Morais Oliveira, Luciana Vieira Rodrigues, Antônia Carla da Fonseca Silva, e Patrício Torres Costa; e “A execução do Projeto de Ensino-Clube da Física, como agente facilitador do processo ensino-aprendizagem para os alunos do primeiro ano do ensino médio integrado do IFMA – Campus Buriticupu”, dos autores Luís Henrique Ribeiro da Silva, e Rhuiago Mendes de Oliveira. Os trabalhos apresentados pelos alunos Cleyber Fernando Lima Pessoa e Jairo Farias de Sousa ganharam as medalhas de melhores trabalhos como 2º e 3º lugares, respectivamente.

Durante o evento, também foi realizada uma competição de derivadas com os alunos do ensino superior, o qual teve como melhores colocados os alunos Samara Oliveira Peres (1º lugar), Gabriel de Sousa Leal (2º lugar) e Gabriel Ribeiro dos Santos (3º lugar).