Página Inicial > Notícias > NEABI realiza Semana da Consciência Negra e Fórum de Direitos Humanos

NEABI realiza Semana da Consciência Negra e Fórum de Direitos Humanos

• publicado 27/11/2019 14h28
  • última modificação 27/11/2019 14h30

Nos dias 19 e 20 de novembro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu foi o palco da Semana da Consciência Negra e do I Fórum de Direitos Humanos de Buriticupu.

As atividades fomentam a discussão acerca dos Direitos Humanos e das questões Étnico-Raciais no município buriticupuense, por meio de discussões das temáticas em formatos como: rodas de conversa, mesas redondas, apresentações culturais, oficinas e minicursos realizados para/com as comunidades acadêmica e externa.

A ação extensionista foi fruto da parceria interinstitucional entre a Secretaria Municipal de Educação e o IFMA Campus Buriticupu, que conta com a participação e apoio do Grupo de Trabalho de Relações Étnico-raciais da SEMED e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indiodescendentes (NEABI). Esses parceiros, vale ressaltar, já discutem a referida temática em seus espaços de atuação.

A comunidade acadêmica do campus, estudantes e professoras das escolas do município, bem como a sociedade em geral foram o público-alvo do projeto. Na mesa redonda de abertura, o evento contou com a participação do Ministério Público, representado pela promotora de justiça Gabriele Gadelha Barboza de Almeida; da militante social Marlúcia Azevedo dos Reis; e do professor Laércio José Carvalho.

Durante os dois dias de realização do evento, a comunidade externa também participou de forma efetiva, sobretudo os alunos e os professores das redes municipal e estadual.