Página Inicial > Notícias > IFMA forma novos licenciados e tecnólogos

IFMA forma novos licenciados e tecnólogos

Na cerimônia, foram graduados acadêmicos das Licenciaturas em Biologia e Matemática e de Tecnologia em Gestão Pública.
  • Maycon Rangel
  • publicado 22/11/2019 14h10
  • última modificação 22/11/2019 14h12

O dia 19 de novembro de 2019 vai marcar a trajetória de 36 acadêmicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu, que participaram da colação de grau dos cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Pública. A cerimônia foi realizada na Quadra Poliesportiva do campus e reuniu amigos e familiares dos formandos, servidores e gestores do Instituto e a comunidade de Buriticupu.

O orador das turmas, Lucas Alves Silva, relembrou os desafios e aprendizados conquistados por todos os formandos ao longo dos anos de graduação e sobre a nova etapa que se inicia. “Chegou o momento de seguirmos viagem sozinhos. Um novo começo está por vir: novos planos, novos sonhos e novas experiências nos esperam”, destacou, que estava colando grau junto com sua esposa, Thaís Sampaio Sousa, ambos no curso de Licenciatura em Matemática.

A formanda Maria Gonçalves, do curso de Licenciatura em Biologia, se emociona ao lembrar dos desafios que precisou superar para cursar a graduação, já que precisou se mudar de Açailândia para Buriticupu. “A sensação dessa conquista é maravilhosa, pois foi com muita luta. Agradeço muito ao Instituto, pois todos me acolheram bem ao longo desses anos. Durante o curso, tive depressão, por causa das dificuldades de estar aqui sozinha e tendo que cuidar do meu filho também”, declara, apontando que pretende agora se preparar para as seleções de mestrado em Biologia em 2020.

A formanda Thaynara Thomazini, do curso de Tecnologia em Gestão Pública, iniciou a trajetória no IFMA Buriticupu em 2009, no curso técnico em Agronegócio. Ela também rememora os desafios da graduação. “Houve momentos difíceis, mas sempre tivemos certeza de que iríamos colher os frutos lá na frente. Hoje é um momento mais do que especial. Me sinto realizada e vejo a realização da minha família em me ver recebendo esse diploma. Só tenho a agradecer ao IFMA e espero contribuir muito profissionalmente para a minha cidade”.

Educação que transforma

O reitor Roberto Brandão ressaltou o papel dos Institutos Federais na democratização do acesso à educação pública de qualidade e na transformação de vidas. “Apesar das dificuldades e de recursos cada vez mais escassos, momentos como esse mostram o quanto a educação é transformadora. Defendam os Institutos Federais com unhas e dentes. Esse aqui é um espaço da comunidade de Buriticupu e região. Vocês fazem parte da história do IFMA!”.

O diretor geral do Campus Buriticupu, Vilson Almeida, destacou também o compromisso que os novos profissionais devem assumir na vida e no trabalho, lutando contra as desigualdades. “Não se amoldem aos padrões de uma sociedade que representa apenas os mais favorecidos. Devemos nos questionar: qual o tamanho da nossa responsabilidade? Vocês são as armas mais fortes que temos para construir uma sociedade mais justa e fraterna. Lembrem-se das palavras de Paulo Freire, ao dizer que ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo’. Que vocês possam contribuir com a transformação da nossa sociedade!”.

O paraninfo do curso de Biologia, Reinaldo Cajaíba, representando os demais paraninfos, recomendou aos novos licenciados e tecnólogos a busca permanente de novos conhecimentos. “Vocês são vitoriosos e merecedores dessa conquista. Mas a formação não para por aqui: vocês devem continuar se preparando sempre; não desistam de ir em busca de seus sonhos. O IFMA está de portas abertas para acolher vocês no que precisarem”.

A mesa diretiva também foi composta pela diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Maristhela da Silva; pelo coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Framilson Carneiro; e pelo patrono do curso de Tecnologia em Gestão Pública, Lindenberg Costa.