Página Inicial > Notícias > Projeto investiga evasão nos cursos superiores do campus

Projeto investiga evasão nos cursos superiores do campus

Grupo de pesquisa lançou questionário para ser respondido por alunos que não concluíram, abandonaram curso ou trancaram matrícula.
  • publicado 18/11/2019 12h37
  • última modificação 18/11/2019 12h37

O projeto Evasão nos cursos do Ensino Superior do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu lançou um questionário para pesquisar motivos que levam os alunos da graduação da unidade de ensino à não conclusão, abandono de curso e trancamento de matrícula. O objetivo, segundo os coordenadores, é definir meios para que essas desistências sejam minimizadas, verificando quais as principais dificuldades encontradas e o que leva esses alunos a não conclusão do curso.

Os pesquisadores pedem que os alunos que não concluíram cursos, que realizaram o trancamento da matrícula ou que abandonaram o curso respondam aos questionários disponibilizados:

Questionário sobre a evasão nos cursos de Licenciatura em Biologia

Questionário sobre a evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática

Questionário sobre a evasão nos cursos de Graduação Tecnológica em Gestão Pública

A pesquisa surgiu de um desdobramento de um projeto de iniciação científica, aprovado no edital do IFMA 2019, que visava verificar a evasão no curso de Licenciatura em Matemática, sob orientação dos professores Reullyanne Freitas de Aguiar e Francisco Alexandre de Lima Sales e com as alunas Iara da Silva Cantanhede e Antônia Thalia da Silva dos Santos. Segundo o grupo de pesquisadores, a evasão no campus ocorre principalmente no curso de Licenciatura em Matemática.

O projeto busca, a partir dos dados obtidos, minimizar o número de alunos evadidos e aumentar o número de estudantes até o final dos cursos com êxito na diplomação. O intuito é formar mais profissionais que atuem nas áreas analisadas, dando suportes aos discentes para que possam conciliar fatores internos e externos com o curso, conhecendo as possíveis causas e estabelecendo parâmetros para a erradicação das evasões.