Página Inicial > Notícias > Encontro aproxima IFMA do setor produtivo local e regional

Encontro aproxima IFMA do setor produtivo local e regional

II Encontro Empresarial e Interinstitucional de Buriticupu foi realizado nos dias 02 e 03 de outubro.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 21/10/2019 12h38
  • última modificação 21/10/2019 12h38

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu realizou nos dias 02 e 03 de outubro o II Encontro Empresarial e Interinstitucional de Buriticupu (II EEIB), buscando consolidar as relações entre o campus e o setor produtivo local e regional, vindo com uma proposta de imersão do empresariado e comunidade acadêmica com o que há de mais novo e moderno no mundo empresarial. Além do encontro, quatro minicursos realizados nos dias 08, 09, 10 e 16 de outubro integraram a programação: Responsabilidade empresarial, ministrado pelo professor Celso Eduardo de Melo; Contabilidade para micro e pequenas empresas, ministrado pela professora Hosana Sousa; Oratória e comunicação, ministrado pelo professor André Pontes; e Marketing para o comércio varejista de Buriticupu, ministrado pelos professores Orleans Moraes e Raimundo Neto.

O evento foi resultado de dois projetos de extensão coordenados pelo professor de Administração do Campus, Hugo Barros da Silva, tendo como parceiros outros professores do Eixo de Gestão e Negócios, técnicos administrativos, a Associação Comercial e Industrial de Buriticupu (ACIB) e o SEBRAE. “Uma das intenções do evento é que as empresas e o campus se aproximem, fazendo com que nossos alunos possam se inserir no mundo do trabalho, contribuindo com o comércio local e o desenvolvimento da cidade”, ressalta o professor Hugo da Silva, coordenador do evento. De acordo com ele, “o mercado passa por diversas transformações e as empresas precisam se atentar a essas mudanças, sendo este um dos motivos do evento contar com uma programação ousada e inovadora para Buriticupu”.

No dia 02, a programação do evento contou com a apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre a Satisfação do consumidor no varejista comércio local, feitas por alunos do curso técnico em Administração, sob orientação do professor de Administração Orleans Moraes, e também com uma palestra sobre a nova legislação trabalhista, ministrada pelo professor de Direito do campus, Celso Eduardo de Melo.

Já no dia 03, o evento contou com uma participação da Cooperativa de Crédito SICOOB, falando sobre associativismo e com uma palestra com o tema Entendendo a decisão de compra do consumidor, ministrada pelo pesquisador do Laboratório de Comunicação e Neurociência da USP e professor do IFSul de Minas, Diogo Rógora Kawano, que é um dos maiores pesquisadores do país na área de neurociência e comportamento do consumidor.

Para o diretor-geral do Campus Buriticupu, Vilson de Almeida, o Encontro Empresarial mostra a importância que o IFMA tem para Buriticupu e aproxima a instituição da comunidade empresarial em busca de parcerias. “Essas parcerias podem contribuir com o desenvolvimento local, além de trazer um diálogo, uma discussão de aprimoramento do mercado de trabalho; então a gente prega isso, busca isso, uma reflexão do empresariado e comunidade e essa interação entre o IFMA e esse público tão seleto”.

De acordo com o Secretário de Administração de Buriticupu, Sr. Jailson Soares, “o Encontro Empresarial é de grande importância para o munícipio por se tratar de ações que podem contribuir com o desenvolvimento da cidade, especialmente no que se refere a parcerias e qualificação”.

“Fiquei muito empolgado com o que vi aqui. Empresas, alunos e nossos profissionais, juntos, discutindo assuntos importantes para Buriticupu e região, assuntos que certamente contribuirão e mudarão a realidade local, trazendo desenvolvimento e novos tempos. A missão do Instituto Federal se casa com a proposta do que se discute aqui, com a quebra de paradigmas e, em nome do magnífico reitor, professor Roberto Brandão, nos colocamos à inteira disposição para ações dessa natureza”, frisou o pró-reitor de Desenvolvimento Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira, presente na abertura do encontro.