Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor são empossados

Membros do Conselho Diretor são empossados

Conselheiros titulares e suplentes tomaram posse no dia 18 para mandato de dois anos.
  • Maycon Rangel
  • publicado 24/09/2019 14h21
  • última modificação 24/09/2019 14h21

(Da esq. à dir.) Jean Carlos, Vilson Almeida, Roberto Brandão, Estaniel de Carvalho e Ronald Corrêa

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu realizou na quarta-feira (18), no Auditório do campus, a cerimônia de posse dos membros de seu Conselho Diretor (Condir). A solenidade foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Vilson Almeida, e contou com a presença do reitor Roberto Brandão. O Condir tem natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus. Seus membros terão mandato de dois anos. O presidente do Condir e diretor-geral do Campus Buriticupu, Vilson Almeida, destacou que a criação do colegiado favorece uma gestão compartilhada e, consequentemente, a tomada de decisões mais assertivas para o campus. “Toda decisão tem que ser pensada, discutida e repensada. Acreditamos que as diferentes representatividades que vão compor o Condir trarão grandes contribuições para o nosso campus, para que possamos conduzir o processo de gestão da melhor forma possível”.

O reitor Roberto Brandão falou sobre o papel que o Conselho Diretor terá para o campus, possibilitando à comunidade interna e externa discutir e decidir sobre as questões da instituição de forma democrática e participativa. “Esse ato de descentralizar as decisões é uma demonstração de que nós temos que nos unir, sobretudo em tempos marcados cada vez mais por ameaças à democracia. Esse colegiado vai encaminhar muitas das questões relacionadas ao funcionamento do Campus Buriticupu, a partir de uma diversidade de olhares”, disse o reitor, mencionando a experiência de vários conselheiros do Condir que já integraram o Conselho Superior (Consup) do IFMA.

O vereador e conselheiro representante do segmento “Sociedade civil”, Estaniel de Carvalho, agradeceu a oportunidade de integrar a primeira composição do Condir do campus. “A educação é o instrumento mais importante para transformar a sociedade. Acredito que esse conselho vai dar grandes contribuições para o avanço educacional no IFMA e no município de Buriticupu e região”.

O ex-diretor do Campus Buriticupu e conselheiro representante do segmento “Reitoria”, Ronald Corrêa, reafirmou o caráter transformador da educação e refletiu sobre a responsabilidade inerente a cada conselheiro. “Somente através da educação podemos mudar as pessoas, mudar a sociedade. O Instituto Federal tem uma grande missão e, como atores desse processo, cai sobre nós uma grande responsabilidade: promover uma educação que transforma, que liberta. Aos conselheiros: temos que lutar pela educação, nos unir, ser coesos e, assim, promover as transformações necessárias à sociedade buriticupuense.

O presidente do Grêmio Estudantil Rafael Figueredo dos Anjos, o estudante Ítalo Rodrigues Carvalho, ressaltou a importância do debate de ideias para o fortalecimento do ambiente democrático. “Esse é um momento revolucionário, pois mostra a beleza de discutir ideias e a eficiência da democracia e da representação. Meu desejo é que o Condir possa discutir os melhores caminhos para o nosso campus e promover o progresso”.

A mesa diretora foi composta também pelo presidente do Sindicato dos Professores de Buriticupu, o professor Jean Carlos Melo.

Composição

O Condir do Campus Buriticupu será composto pelos seguintes membros:

PRESIDENTE         MEMBRO
Ronald Ribeiro Corrêa TITULAR
Lígia Cristina Ferreira Costa SUPLENTE

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.