Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor são empossados
Início do conteúdo da página Notícias

Membros do Conselho Diretor são empossados

Conselheiros titulares e suplentes tomaram posse no dia 18 para mandato de dois anos.
  • Maycon Rangel
  • publicado 24/09/2019 14h21
  • última modificação 24/09/2019 14h21

(Da esq. à dir.) Jean Carlos, Vilson Almeida, Roberto Brandão, Estaniel de Carvalho e Ronald Corrêa

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu realizou na quarta-feira (18), no Auditório do campus, a cerimônia de posse dos membros de seu Conselho Diretor (Condir). A solenidade foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Vilson Almeida, e contou com a presença do reitor Roberto Brandão. O Condir tem natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus. Seus membros terão mandato de dois anos. O presidente do Condir e diretor-geral do Campus Buriticupu, Vilson Almeida, destacou que a criação do colegiado favorece uma gestão compartilhada e, consequentemente, a tomada de decisões mais assertivas para o campus. “Toda decisão tem que ser pensada, discutida e repensada. Acreditamos que as diferentes representatividades que vão compor o Condir trarão grandes contribuições para o nosso campus, para que possamos conduzir o processo de gestão da melhor forma possível”.

O reitor Roberto Brandão falou sobre o papel que o Conselho Diretor terá para o campus, possibilitando à comunidade interna e externa discutir e decidir sobre as questões da instituição de forma democrática e participativa. “Esse ato de descentralizar as decisões é uma demonstração de que nós temos que nos unir, sobretudo em tempos marcados cada vez mais por ameaças à democracia. Esse colegiado vai encaminhar muitas das questões relacionadas ao funcionamento do Campus Buriticupu, a partir de uma diversidade de olhares”, disse o reitor, mencionando a experiência de vários conselheiros do Condir que já integraram o Conselho Superior (Consup) do IFMA.

O vereador e conselheiro representante do segmento “Sociedade civil”, Estaniel de Carvalho, agradeceu a oportunidade de integrar a primeira composição do Condir do campus. “A educação é o instrumento mais importante para transformar a sociedade. Acredito que esse conselho vai dar grandes contribuições para o avanço educacional no IFMA e no município de Buriticupu e região”.

O ex-diretor do Campus Buriticupu e conselheiro representante do segmento “Reitoria”, Ronald Corrêa, reafirmou o caráter transformador da educação e refletiu sobre a responsabilidade inerente a cada conselheiro. “Somente através da educação podemos mudar as pessoas, mudar a sociedade. O Instituto Federal tem uma grande missão e, como atores desse processo, cai sobre nós uma grande responsabilidade: promover uma educação que transforma, que liberta. Aos conselheiros: temos que lutar pela educação, nos unir, ser coesos e, assim, promover as transformações necessárias à sociedade buriticupuense.

O presidente do Grêmio Estudantil Rafael Figueredo dos Anjos, o estudante Ítalo Rodrigues Carvalho, ressaltou a importância do debate de ideias para o fortalecimento do ambiente democrático. “Esse é um momento revolucionário, pois mostra a beleza de discutir ideias e a eficiência da democracia e da representação. Meu desejo é que o Condir possa discutir os melhores caminhos para o nosso campus e promover o progresso”.

A mesa diretora foi composta também pelo presidente do Sindicato dos Professores de Buriticupu, o professor Jean Carlos Melo.

 

Composição                                                                                                                      

O Condir do Campus Buriticupu será composto pelos seguintes membros:

 

PRESIDENTE         MEMBRO
Vilson de Almeida Sousa NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MEMBRO
Maristhela Rodrigues da Silva NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO MEMBRO
Glauber Coimbra Ribeiro NATO
SEGMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO MEMBRO
Karen Letícia Trindade Bertoldo TITULAR
Mariana de Sousa Lira Araújo TITULAR
Juliana Pinheiro França SUPLENTE
Cristiani Hembecker Bonfim SUPLENTE
SEGMENTO DOCENTE MEMBRO
Jesuíno da Silva Costa Martins TITULAR
Celso Eduardo Santos de Melo TITULAR
Rodrigo de Oliveira Moura SUPLENTE
Francisca Márcia Costa de Souza SUPLENTE
SEGMENTO DISCENTE MEMBRO
Aldair Ferreira Santos TITULAR
Karoline Lopes Nicasio TITULAR
Paula Thaís Milhomem SUPLENTE
Silmara Sousa Lima SUPLENTE
SEGMENTO EGRESSO MEMBRO
Isaías Neres Cardoso Aguiar TITULAR
Rogério da Luz Sousa SUPLENTE
SEGMENTO SOCIEDADE CIVIL MEMBRO
Estaniel Pereira de Carvalho TITULAR
Marcelo Almeida Pereira SUPLENTE
SEGMENTO SINDICAL MEMBRO
Salma Sousa Torres TITULAR
Rosângela Santos Trancoso SUPLENTE
SEGMENTO REITORIA MEMBRO
Ronald Ribeiro Corrêa TITULAR
Lígia Cristina Ferreira Costa SUPLENTE

 

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

 

Galeria de fotos

Mais fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página