Página Inicial > Notícias > Campanha de prevenção ao suicídio é realizada no campus

Campanha de prevenção ao suicídio é realizada no campus

Palestras da Campanha Setembro Amarelo foram organizadas pela Coordenadoria de Assistência ao Educando
  • publicado 20/09/2019 10h19
  • última modificação 20/09/2019 10h31

Palestra reuniu dezenas de alunos na quadra poliesportiva do campus.

Como parte da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, a Coordenadoria de Assistência ao Educando do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu realizou palestras com alunos e a comunidade externa para levar informações sobre o tema e orientar a respeito do apoio profissional, familiar e escolar. As ações foram realizadas nos dias 17 e 18 deste mês.

No dia 17, foi realizada no auditório do campus, às 16h, uma roda de conversa com pais de alunos e a comunidade externa sobre temas relacionados à prevenção ao suicídio. Foram discutidos os fatores de proteção e risco, como a depressão; o papel da família e da sociedade na prevenção ao suicídio e a automutilação; além de saúde mental do adolescente. Participaram da ação profissionais de serviços assistenciais do município – a Jeane do Nascimento da Silva, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); e os psicólogos Cecília Leão, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Taynara Araújo, do CREAS; e Ericson Miguel Silva Sousa, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) –, que trataram ainda da recém instituída Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

Já no dia 18, foi a vez de os alunos participaram de uma mesa redonda na qual foram discutidos fatores sociais que contribuem para o surgimento de comportamento suicida ou ideação suicida e aspectos clínicos relacionados ao suicídio. A ação ocorreu na quadra esportiva do campus, às 10h, e teve a participação do médico psiquiatra do CAPS de Buriticupu, Antônio Albino de Melo Filho, e do professor de sociologia do campus, Laércio José Carvalho Pereira.