Página Inicial > Notícias > Campus gradua acadêmicos de Biologia e Matemática

Campus gradua acadêmicos de Biologia e Matemática

Cerimônia foi realizada na terça-feira (17), na Quadra Poliesportiva do campus.
  • publicado 19/09/2019 09h58
  • última modificação 19/09/2019 09h58

O dia 17 de setembro de 2019 vai marcar a vida de 26 estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu, que participaram da cerimônia de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Matemática. A solenidade foi realizada na Quadra Poliesportiva do campus e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, servidores e gestores do Instituto e a comunidade de Buriticupu.

O orador das turmas, Walasom de Sousa, rememorou os desafios e superações alcançados ao longo dos quatro anos de curso. “Esses tempos irão nos deixar saudades. Aprendemos nessa instituição muito mais do que teorias, fórmulas e cálculos; aprendemos o valor da amizade, do companheirismo, da humildade”. Em seu discurso, Walasom também apontou a importância do afeto na trajetória profissional, citando uma frase de Carl Gustav Jung. “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

A formanda Francisca Regina Silva, do curso de Licenciatura em Matemática, se emocionou ao falar sobre o quanto esse momento representa um marco em sua vida e para a sua família. “Essa formatura tem um significado muito especial para mim, de vitória mesmo. Sou a primeira de onze irmãos que se forma. Meus pais são lavradores, não sabem ler nem escrever, então tive que apanhar muito para chegar até aqui!”. A nova licenciada da área já está cursando uma Especialização em Matemática Financeira e Estatística e pretende seguir os estudos com mestrado e doutorado e iniciar uma carreira no magistério.

O começo de uma nova jornada

O reitor Roberto Brandão parabenizou os formandos pela conquista, apontando os novos desafios que se iniciam a partir de agora. “Essa caminhada não está chegando ao final, mas a uma mudança de percurso. Vocês são a prova de que a educação é capaz de transformar vidas, de mudar realidades. Infelizmente, isso é algo que incomoda muitas pessoas que preferem manter as coisas como estão. Mas esse projeto não tem volta: vamos continuar lutando sempre em prol de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todo o povo do Maranhão!”.

O diretor geral do Campus Buriticupu, Vilson Almeida, rememorou a jornada de desafios e superações que marcou a vida de cada estudante durante o curso de graduação e que essa vitória é apenas uma das tantas que estão por vir. “De forma semelhante ao efeito borboleta, vocês já pensaram na transformação que podem promover na educação por meio do conhecimento que obtiveram ao longo desses anos? Sejam persistentes, otimistas e ajam com todas as suas forças. Que uma nova fase se inicie de forma brilhante na vida de cada de um de vocês”.

A paraninfa da turma de Licenciatura em Biologia, Aurine Rocha, destacou que o acesso à educação superior foi uma conquista histórica e que é fundamental que a trajetória dos novos licenciados seja acompanhada pela defesa permanente do direito à educação. “A noite de hoje é sobre presente e futuro. Que futuro queremos? Vocês são peças fundamentais na construção desse futuro. Que a trajetória profissional de vocês seja em prol de uma sociedade democrática e igualitária. Não tenham medo de ousar: sejam felizes e entusiasmados com a profissão que escolheram!”.

A mesa diretora da cerimônia também foi composta pela secretária municipal de Educação de Buriticupu, Noris Costa, representando o prefeito Zé Gomes; pela diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Buriticupu, Maristhela da Silva; pelo coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Jesuíno Martins; pelo coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Danilo da Rocha; e pela patronesse do curso de Licenciatura em Matemática, Alecxandra da Silva.