Página Inicial > Notícias > Colação de grau é realizada no Campus Buriticupu

Colação de grau é realizada no Campus Buriticupu

No total foram 43 formandos divididos entre os cursos superiores de Biologia, Matemática e Gestão Pública. A cerimônia aconteceu no dia 14 de dezembro, na Igreja Assembleia de Deus, em Buriticupu.
  • Andréia Lima
  • publicado 20/12/2018 12h30
  • última modificação 20/12/2018 12h30

A cerimônia foi realizada na Igreja da Assembleia de Deus, localizada no município de Buriticupu.

A noite da última sexta-feira (14) foi marcada pela colação de grau de 43 estudantes dos cursos superiores de Biologia (36 formandos), de Gestão Pública (4 formandos) e de Matemática (3 formandos) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu. A cerimônia, que foi realizada na Igreja da Assembleia de Deus, localizada no município de Buriticupu, foi acompanhada por gestores do IFMA, familiares e amigos dos formandos.

A oradora das turmas, Gabriela Lopes, do curso de Biologia, lembrou aos colegas o excelente trabalho que eles realizaram chegando até esse momento da colação de grau. “Durante o nosso percurso nos deparamos com adversidades, porém construímos pontes e atravessamos caminhos. Sabemos que o caminho da educação é duro e difícil, porém necessário”, declarou Gabriela aos companheiros de formatura.

O paraninfo Adão Passos parabenizou os formandos e lhes direcionou algumas palavras de apoio. “Hoje estamos concluindo apenas uma etapa, mas uma etapa muito importante. Essa é apenas uma de muitas vitórias que vocês vão atingir. Porém, esse passo é, sem dúvida, aquilo que vai contribuir na vida de vocês”, disse.

O diretor-geral do IFMA Campus Buriticupu, Vilson de Almeida, falou que o momento era muito especial para o Campus e para a cidade de Buriticupu. “É com imensa alegria que estamos aqui celebrando a formação dos nossos alunos. Isso nos faz refletir o que seria de Buriticupu se não tivesse o IFMA. Vocês têm potencial para transformar realidades”, afirmou o diretor.

O reitor Roberto Brandão falou sobre a importância de formar profissionais na área da educação. “Há um déficit grande de profissionais nas áreas de licenciatura. E hoje nós estamos formando 42 profissionais aptos a exercer uma profissão. Quero dizer que a partir de agora as oportunidades aparecerão para vocês e vocês vão poder enfrentá-las”, declarou o reitor.

Formatura e o futuro – Para Emanuel Lima, formando do curso de Licenciatura em Biologia, a graduação é só um início de uma longa etapa. “O dia de hoje representa uma etapa vencida. Eu não pretendo parar aqui. Esse momento não representa o fim, é só o início de uma longa partida para os meus estudos. Quero fazer uma pós na área”, contou Emanuel.

Já Darvison Medeiros, licenciado em Matemática, lembrou o esforço dos últimos anos. “Foram quatro anos que a gente se esforçou ao máximo. O curso de Matemática é um dos mais difíceis e complexos e eu senti na pele isso. Eu saí do curso de uma forma totalmente diferente de como eu entrei. Estamos hoje realizando um grande sonho. É uma grande honra dizer que eu sou formado em Matemática pelo IFMA Campus Buriticupu”, disse.

Para Eliziane Santos, graduanda em Gestão Pública ter um diploma nas mãos representa uma vitória para toda a sua família. “Eu definiria o dia de hoje como um divisor de águas, porque uma família de baixa renda ter um filho graduado é uma honra e eu estou tendo essa oportunidade. Eu sou a segunda pessoa na minha família com graduação e para uma família muito grande de nordestinos isso é louvável”, contou.