Página Inicial > Notícias > Campus estreita relação com o setor empresarial da região

Campus estreita relação com o setor empresarial da região

I Encontro Empresarial e Interinstitucional de Buriticupu foi realizado no dia 27 de novembro.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 06/12/2018 12h46
  • última modificação 06/12/2018 12h46

No dia 27 de novembro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Buriticupu realizou o I Encontro Empresarial e Interinstitucional de Buriticupu. O evento contou com a presença de cerca de 40 empresas e convidados das cidades de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, além de gestores do campus, incluindo o diretor geral, professor Vilson de Almeida, a diretora de Desenvolvimento Educacional, Cristiane Hembecker Bonfim, e a coordenadora do Departamento de Extensão e de Relações Institucionais, Rejane Torres.

O evento é resultado de um projeto de extensão do campus coordenado pelo professor de Administração, Hugo Barros. De acordo com o professor, “ao chegar à cidade de Buriticupu em outubro de 2017, percebi que o campus ainda mantinha um certo distanciamento do comércio local, impossibilitando, assim, várias ações’’. A partir disso, começou a pensar em estratégias de aproximação. “Ao abrir o edital 61/2018, de fomento à extensão, vimos a possibilidade real de algo que pudesse fortalecer o campus e trazer o empresariado até aqui. Foi o que fizemos!’’.

Ainda de acordo com o professor, o Encontro contou com o forte apoio da Associação Comercial e Industrial de Buriticupu (ACIB), que ficou responsável pelo convite ao público empresarial. Outro parceiro foi o SEBRAE, o qual nos enviou seu diretor de Tecnologia, Danilo Lisboa Borges, para ministrar uma palestra com o tema “Empreendedorismo, inovação e cooperação na era digital’’. A palestra serviu de alerta para o comércio local sobre o quanto o empreendedorismo, cooperação e inovação podem fortalecê-los.

Durante o evento, o Departamento de Extensão, por meio da professora Rejane Torres, abriu um momento para os presentes apresentarem duas demandas ao campus, acrescentando que a instituição conta com profissionais extremante capacitados, dispostos a contribuir com o desenvolvimento e emponderamento do comércio, mas que para isto precisa que as demandas sejam apresentadas.

“O evento serviu para potencializar a capacidade do campus junto ao comércio, levando o Instituto Federal do Maranhão a abraçar e andar de mãos dadas ao setor produtivo e de serviços da cidade”, destacou o diretor do campus, Vilson Almeida.  Ele acrescentou ainda que o evento foi inovador para o Campus Buriticupu e é apenas o início de outras ações que virão.

Dando continuidade ao evento e às ações voltadas ao comércio de Buriticupu, nos dias 28 e 29, aconteceu no auditório do campus um minicurso com o tema “Vendas de fim de ano e decoração natalina para o comércio de Buriticupu”. O minicurso capacitou cerca de 90 pessoas do comércio local, incluindo empresários, empreendedores e vendedores dos mais diversos segmentos. “O minicurso só foi possível de ser executado graças à parceria com o SEBRAE, que cedeu um consultor de vendas e uma designer de interiores para a atividade”, informou o professor Hugo.

De acordo com o diretor executivo da ACIB, Elvis Palácio, “o Encontro Empresarial é um momento importante para alcançar uma melhoria no comércio da região, que ainda é carente de informações, técnicas e metodologia”. Elvis prossegue acrescentando que a Associação tem trabalho para contribuir com o crescimento de Buriticupu, e que as parcerias com o IFMA e o SEBRAE têm possibilitado importantes ganhos para a cidade.