Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Campus oferece preparatório para o ENEM

Campus oferece preparatório para o ENEM

Aulas tiveram início em maio e são oferecidas a alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino na cidade.
  • publicado 15/06/2018 17h15
  • última modificação 15/06/2018 17h15

Cerca de 220 vagas foram oferecidas aos estudantes de Buriticupu pelo projeto Pré-Enem.

Com o intuito de contribuir com o processo de inclusão social e educacional dos jovens de Buriticupu, a unidade de ensino do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) situada no município oferece o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Trata-se do Projeto de Extensão Pré-ENEM, que está em sua sexta edição no campus. Foram ofertadas 220 vagas para alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino na cidade. As aulas começaram no dia 25 de maio e vão até 13 de julho.

As aulas ocorrem quinzenalmente, aos sábados. O projeto visa desenvolver competências interdisciplinares voltadas para discussão de temas referentes as áreas de conhecimentos que compõem a formação dos jovens no ensino médio. O objetivo é estimular comportamentos autônomos e críticos, habilidades reflexivas e comparativas, exigidos na realização do ENEM, no desenvolvimento de competências fundamentais no exercício da cidadania, inclusão no mundo do trabalho e prosseguimento dos estudos.

Para a execução do projeto, foram reunidos profissionais da educação nos mais diversos campos: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias. As aulas são presencias, já as atividades de orientação ocorrem na plataforma classroom. O projeto conta com a participação voluntária de servidores do IFMA e alunos (monitores).

Professora de Língua Portuguesa, Rejane de Freitas Torres destacou a participação dos diversos profissionais no projeto. “O projeto se revela como uma grande ação coletiva que conta com a união de vários profissionais que trabalham os conteúdos de maneira integrada”, disse.

A professora Reullyanne Freitas de Aguiar, de Matemática, acredita que o cursinho é uma ferramenta importante para que os alunos possam tirar dúvidas e obter mais informações sobre o ENEM, como funcionamento de cotas, Sisu, Fies e outras questões. “O projeto faz diferença para os alunos, pois abre mais uma oportunidade para que possam tirar dúvidas, revisar conteúdos, ou seja, contribuir aos alunos a concretizarem expectativas e objetivos acerca dos anos futuros”, comentou.

A comissão organizadora do projeto é composta pelos servidores Márcia Costa – Coordenação Geral e ministrante do curso (História); Aliny Vianna – Comissão Organizadora e ministrante do curso (Língua Inglesa); Tadeu Nascimento – Comissão Organizadora e ministrante do curso (Filosofia); e Reullyanne Freitas – Comissão Organizadora e ministrante do curso (Matemática). O projeto tem ainda o apoio da diretora de Desenvolvimento de Ensino do campus, Cristiani Hemberck Bomfim, e do diretor-geral do Campus, Vilson de Almeida Sousa.

Informações sobre o projeto

Professores ministrantes:

Suely Matos Andrade Ferreira  (Língua Portuguesa)

Jesuino da Silva Costa Martins (Biologia)

Hosana Maria da Silva Sousa (Contabilidade)

Rhuiago Mendes de Oliveira (Fìsica)

Raimundo de Jesus Sousa Filho (História)

Rejane de Freitas Torres (Língua Portuguesa)

Laercio José Carvalho Pereira (Sociologia)

Manoel Barros Aguiar Neto (Biologia)

Benedito Alex Marques de Oliveira Santos (Geografia)

Francisco Deilson Rodrigues Barbosa de Sousa  (Matemática)