Página Inicial > Notícias > Realizado Fórum de construção do PPP do campus

Realizado Fórum de construção do PPP do campus

Evento aconteceu no dia 28 de fevereiro e teve como objetivo iniciar o processo de construção do Marco Referencial do Projeto Político-Pedagógico com a participação de representantes da comunidade escolar e sociedade local.
  • publicado 05/03/2018 17h42
  • última modificação 05/03/2018 17h42

O Instituto Federal do Maranhão Campus Buriticupu realizou no dia 28 de fevereiro a primeira reunião do Fórum de Construção Coletiva do Projeto Político Pedagógico do Campus Buritiupu. O objetivo do evento foi iniciar o processo de construção do Marco Referencial do Projeto Político Pedagógico com a participação de representantes da comunidade escolar e sociedade local. O fórum ocorreu no próprio campus e contou com a participação de professores, técnicos administrativos, estudantes, pais de alunos, representantes da sociedade civil, escolas particulares e públicas,  professores, técnicos administrativos, legislativo do município e comunidade em geral.

A programação contou com a acolhida do diretor geral do campus, Vilson de Almeida, que agradeceu a participação dos estudantes, pais, servidores do campus,  representantes do poder público, escolas privadas e da sociedade civil organizada de Buriticupu. Em seguida, a comissão de elaboração do PPP buscou explicar aos presentes a importância desse processo de planejamento coletivo para o campus e a metodologia adotada para a construção do Marco Referencial do Projeto Político Pedagógico. Os trabalhos de discussão foram feitos em grupos mediados pela comissão organizadora, seguidos de debate e votação das decisões em plenária.

Lourismar Lopes Santos, mãe de estudantes do campus participou do fórum e comentou que “aprendi muito, principalmente sobre a importância da família no processo do acompanhamento da educação formal. Pretendo participar das outras etapas de construção do PPP e contribuir com o planejamento da escola”, destacou.

O professor de Educação, Leandro Nogueira, membro da comissão de elaboração do PPP, destacou que “Foi um a experiência riquíssima. Foi um momento que contou com uma participação significativa da comunidade, de importantes contribuições para construção dessa primeira etapa do nosso PPP, o Marco Referencial. Foi surpreendente o quanto a comunidade anseia por espaços de participação e debate. Enquanto membro da comissão, foi um desafio conduzir um momento de construção democrática com um coletivo tão diverso e posicionamentos divergentes. Mas, no fim, conseguimos alcançar o consenso, que é fundamental numa democracia. É importante ressaltar que é esse trabalho só deu certo até aqui e vai continuar dando certo nas demais  etapas, devido a equipe que compõe a comissão de elaboração do PPP estarem em sintonia, compromissados com a proposta, coesos nas nossas ações e na comunicação. Isso tem repercutido nos resultados alcançados”, finalizou.

Assunto(s): Campus Buriticupu , Fórum , IFMA , PPP