Página Inicial > Notícias > Campus realiza Semana Pedagógica

Campus realiza Semana Pedagógica

A Semana, que aconteceu de 5 a 9 de fevereiro, envolveu professores e técnicos administrativos.
  • publicado 20/02/2018 12h40
  • última modificação 20/02/2018 12h42

O evento reuniu professores e técnicos administrativos em uma vasta programação que aconteceu de 5 a 9 de fevereiro.

Com o objetivo de realizar a formação continuada dos profissionais da educação, o IFMA Campus Buriticupu realizou, de 5 a 9 de fevereiro, a Semana Pedagógica que teve como tema “Semana Pedagógica Planejamento Dialógico: Projeções e construções coletivas para o IFMA campus Buriticupu”. O evento reuniu professores e técnicos administrativos em uma vasta programação.

O diretor geral do Campus Buriticupu, Vilson de Almeida, enfatizou a importância da participação dos servidores durante a programação. “A programação deste momento foi pensada para que todos os servidores pudessem contribuir no planejamento de ações para o ano de 2018. Foi uma semana proveitosa que oportunizou uma discussão na perspectiva de construção coletiva de nossas ações. Discutimos vários pontos para deliberação coletiva, tais como: Repetência e evasão; I Fórum de Direitos Humanos e Inclusão; Combate ao uso de drogas e Combate ao assédio sexual. Além disso, demos um passo importante na construção do Projeto Político Pedagógico”, declarou.

A diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus, Cristiani Hembecker, disse que durante o evento foi posto em votação o novo modelo de desenvolvimento das atividades dos cursos técnicos do Campus Buriticupu. “ Atualmente os cursos são oferecidos no formato modular. Com a aprovação, passará para a oferta anual. Foi uma conquista para o Campus Buriticupu e, principalmente, para os nossos alunos”, enfatizou a pedagoga e diretora.

A coordenadora pedagógica do Campus, Joanyse Guedes, destacou o protagonismo de técnicos e professores do Campus que realizaram as atividades propostas durante os Encontros Pedagógicos. “Foram cinco dias de muitas reflexões, construção de conhecimento, planejamento e decisões importantes. As temáticas escolhidas foram questões do nosso fazer cotidiano na escola. Foi um processo de muitas trocas e aprendizado”, declarou.

O professor de Química do Campus, Edmilson Arruda, declarou que “a semana pedagógica foi um importante momento para que pudéssemos refletir nossas práticas e traçarmos metas para o semestre. Tudo o que foi abordado servirá para que possamos fazer a ressignificação de nossa prática e, posteriormente, uma intervenção no ensino e aprendizagem de nossos alunos tanto no ensino técnico quanto no Ensino Superior”.

A professora de Português, Edilene Freitas, disse que a Semana pedagógica foi intensa e muito produtiva. “As temáticas discutidas compuseram, de fato, o chão da escola e refletiram bem as demandas da comunidade. Mas eu destacaria como ponto fulcral a construção coletiva de proposições por meio de grupos de trabalho e as deliberações da plenária diante de questões inerentes ao Campus Buriticupu”, contou.

Já o professor de Biologia, Elson Sousa, parabenizou a equipe organizadora do evento. “Foi salutar e muito rico a socialização de práticas e experiências exitosas dos professores realizadas no ano passado. Os assuntos abordados nas palestras e as discussões dos grupos de trabalho temáticos durante a semana foram bastante pertinentes e atuais”, disse.

A Semana também contou com a participação do professor João Batista Botelho, Coordenador de Departamento de Direitos Humanos do IFMA e presidente da Comissão de ética. Ele proferiu a palestra “Ética no trabalho à luz das normas regimentais do IFMA”. Já o servidor Diego Leonardo Silva, da DGTI, realizou o treinamento sobre a ferramenta SUAP que será utilizada com os alunos que estão ingressando a partir de 2018.