Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus realiza cerimônia de colação de grau
Início do conteúdo da página Notícias

Campus realiza cerimônia de colação de grau

Solenidade teve a presença do reitor do IFMA, que conferiu grau a 42 concluintes de três cursos superiores
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 22/12/2016 08h53
  • última modificação 22/12/2016 08h53

buriticupu-colacao-de-grau-6

Para os 42 estudantes que concluíram o ensino superior oferecido pelo Campus do IFMA em Buriticupu, a cerimônia de colação de grau realizada no dia 16 de dezembro (sexta-feira), na sede local da igreja Assembleia de Deus, significou não apenas o encerramento de um ciclo acadêmico, mas a concretização de sonhos e a abertura de novas perspectivas profissionais. Na solenidade, o reitor do Instituto, Roberto Brandão, conferiu grau aos concluintes de dois cursos de licenciatura (em Biologia, com 23 alunos, e em Matemática, com 8) e de tecnólogo em Gestão Pública (11), ingressantes na instituição tanto por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quanto pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

buriticupu-colacao-de-grau-2

Segundo Roberto Brandão, os profissionais formados nos três cursos que compuseram a colação de grau trarão uma contribuição significativa para o desenvolvimento do município, além de individualmente crescerem no mundo do trabalho. Destacando o “olhar pela novidade” dos cursos tecnológicos, o gestor considerou ainda que o IFMA é uma das poucas instituições de ensino do país a oferecer o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, voltado para a formação de profissionais qualificados para atuar inovadoramente em diversos processos, setores, esferas e áreas da administração pública. Ele informou ter sido a sua primeira participação enquanto reitor de uma solenidade de colação de grau no Campus Buriticupu.

buriticupu-colacao-de-grau-5“Essa colação de grau representa um esforço bilateral, tanto da parte da instituição, ao ofertar cursos que possam ter a melhor qualidade possível, e também dos alunos, que conseguiram vencer várias etapas”, disse o diretor-geral do Campus Buriticupu, Vilson de Almeida Sousa, que também ressaltou o impacto da oferta de pessoal qualificado com nível superior para o município. O diretor se referiu a pesquisa recente que apontara para a carência de professores justamente em Ciências e Matemática, disciplinas que ganhavam reforço com as turmas de licenciatura a que ora se conferia grau. Além disso, Vilson Sousa refletiu quanto à expectativa de uma atuação ética e responsável dos novos tecnólogos em Gestão Pública, em um cenário desfavorável ligado a esse setor.

buriticupu-colacao-de-grau-7Andrea Lima Barros, da Diretoria de Desenvolvimento ao Ensino (DDE), remeteu-se ao período de instalação do campus do IFMA no município, e argumentou que as perspectivas de formação de pessoal qualificado se realizaram. “A formatura é para Buriticupu a presença viva do Instituto Federal do Maranhão na cidade”, disse a diretora, observando ainda que a permanência desses profissionais contribui significativamente para o desenvolvimento social e das atividades econômicas locais e regionais. Andrea Barros considerou que o país passa por um momento de profunda reflexão sobre os preceitos e a construção de uma gestão pública adequada à sociedade, o que reforçava o papel da turma de tecnólogos nessa área, com formação teórica e prática.

buriticupu-colacao-de-grau-8A cerimônia teve a primeira turma do curso de Licenciatura em Matemática, que ingressou no Instituto pelo PARFOR, a colar grau pelo Campus Buriticupu. O coordenador Francisco Deilson Barbosa de Sousa disse que o mercado se beneficiava com os concluintes, dada a necessidade de profissionais qualificados. Sobre o curso que coordena, o professor ponderou que essa área de formação exige certa dedicação dos alunos, que acabam encontrando dificuldades para manter-se no curso. Quanto à contribuição do IFMA para o município, Deilson de Sousa avaliou que muitos alunos já trabalhavam como professores antes mesmo de obter o nível superior, e a licenciatura vinha aprimorar sua atuação profissional no mercado, além de melhorar a qualidade do ensino.

Também compuseram a mesa solene os professores Jesuíno da Silva Costa Martins e Ivan José Duarte de Morais, respectivamente coordenadores dos cursos de Biologia e Gestão Pública, e Ana Cristina Amaral Ferreira, paraninfa da turma de Biologia. Para estruturar toda a solenidade, a bibliotecária do Campus Buriticupu, Janaína Bianque do Nascimento Abreu, que participou como cerimonialista do evento, informou que a equipe organizadora teve o apoio de diversos servidores técnicos e docentes da unidade. A colaboração se deu na organização do salão onde ocorreu a cerimônia e demais atividades para realizar a colação. Além disso, dois estudantes do curso Técnico em Administração participaram do andamento da cerimônia.

Concluintes

“Para mim, um dia ímpar!”, comemorou Ludmayra Rodrigues Silva, tecnóloga em Gestão Pública, referindo-se à sensação de finalmente concluir o curso. Ela argumentou que a área de atuação vinha contribuir de forma justa para a sociedade, especialmente em um momento de destaque para a administração pública. Ludmayra Silva ressaltou que a presença do IFMA em Buriticupu servia como alicerce para muitos alunos conseguirem alcançar o objetivo de colar grau. “Pretendo contribuir da forma mais transparente possível, porque esse é nosso papel como gestores públicos”, refletiu a concluinte sobre seu futuro desempenho profissional, observando que o aprendizado reforçou o compromisso com o setor público e no combate à corrupção.

Afirmando-se gratificada pela conquista da colação de grau, Francisca Rodrigues Teixeira Bezerra representou a turma de Licenciatura em Biologia ao prestar o juramento protocolar. “Hoje tenho a certeza de que tudo é possível, e idade não é limite”, disse a concluinte, que adquiriu a formação superior após 40 anos como professora da área. Sobre o curso que terminou, Francisca Bezerra disse ter superado dificuldades com o apoio dos professores e colegas. Apesar de já ter se aposentado, a professora pretende acompanhar as oportunidades que eventualmente surgirem, e informou que se sente satisfeita com o ganho na qualidade de ensino para as escolas buriticupuenses, com a chegada de novos professores. Para a também licenciada em Biologia, Mara Dalila Ribeiro da Silva, a colação iniciava uma nova fase, pois ela planeja dar continuidade à formação acadêmica, ingressando em um programa de pós-graduação.

buriticupu-colacao-de-grau-9

GALERIA DE FOTOS

Fim do conteúdo da página