Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > II FMEPT se encerra nesta sexta-feira com intensa participação de servidores e alunos do IFMA

• publicado 01/06/2012 03h59
  • última modificação 01/06/2012 03h59

Forum3105Nos dois últimos dias de programação do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, voltado para um público formado por mais de 20 mil pessoas oriundas de diversos lugares, o Bumba-meu-boi Fabuloso, do Campus São Raimundo das Mangabeiras, mostrou a coreografia da saga de pai Francisco e sua esposa Catirina.

Forum3106 Forum3108 Forum3110

FORUM_3002No Centro de Convenções de Florianópolis, participantes do Campus Monte Castelo como os estudantes Valéria Santos e Willyson Araújo mostram a utilização de material de apoio pedagógico na educação de deficientes visuais.

FORUM_3007Em outra ala, o professor do Campus Barreirinhas, Ronaldo Beleze, ministrou a oficina “A ecogastronomia nos lençóis maranhenses” e apresentou as frutas nativas da região.

Beleze1Com o auxílio de voluntários, preparou a receita “Galinha no tucupi com pirão de parida”, acompanhada de sobremesa de bacuri com creme de juçara. A plateia degustou e aprovou.

FORUM_3005O projeto “Instituto Cidadão”, desenvolvido há três anos no Campus Buriticupu, também chegou ao conhecimento dos participantes interessados em saber mais sobre parcerias que proporcionam acesso à cidadania.

FORUM_3003Alunos de licenciatura do Campus Zé Doca aproveitaram a oportunidade para apresentar suas pesquisas. No grupo está Maria José Moreno, que começou no campus, cursando o técnico em Biocombustível e já está no quinto período de Química, preparando-se para ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras.

FORUM_3001Segundo a assessora de Relações Internacionais do IFMA, Virgínia Freire, ela aguarda a colocação dentro de uma das instituições de ensino superior do Canadá. “Quero aproveitar a chance para aprender coisas novas”, revela a aluna.

Forum3104O debate “Educação Profissional e Desenvolvimento Sustentável” teve a chefe do Departamento de Programas e Projetos do IFMA, Maria Alice Cadete, como uma das relatoras.

Na mostra de pôsteres, alunos e professores prosseguiram apresentando trabalhos voltados para as mais diversas áreas, entre elas: “o ensino de língua e literatura”, “estado da arte dos cursos Proeja na rede e-Tec Brasil”, “educação de jovens e adultos no campo”, “desenvolvimento da cerâmica artesanal na cidade de Rosário – Ma”.

forum3101_copy Forum3102 Forum3103_copy

Ao todo, foram mais de noventa pesquisas, somente do IFMA, expostas nos três primeiros dias do evento.